O que é a pectina líquida Certo?

Escrito por kyle turpin | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é a pectina líquida Certo?
A pectina é responsável pela criação de geleias (jam image by dinostock from Fotolia.com)

A pectina líquida Certo é um tipo específico de pectina, produzido pela Certo, uma subdisiária da Kraft, a partir de cascas de lima. A pectina é um carboidrato de ocorrência natural. Ela está presente em frutas e verduras, além de constituir as paredes celulares. Na presença do açúcar, a pectina forma fios que ajudam as misturas de frutas a ficar na forma de compotas.

Outras pessoas estão lendo

Produção

A pectina líquida Certo é produzida no México a partir de cascas de lima. A fruta que estiver um pouco verde ou levemente madura tem a maior quantidade de pectina. A fruta que estiver verde demais terá um gosto ruim, enquanto que aquela que estiver completamente madura conterá menos pectina. A pectina é responsável pela estrutura de paredes celulares. Portanto, conforme a fruta amadurece e torna-se mole, a pectina é quebrada em açúcares simples. Ela foi descoberta em 1925, embora ela tenha sido usada inadvertidamente por séculos.

Culinária

A pectina líquida Certo difere de outras marcas e tipos de pectinas na proporção de ingredientes usados para fazer as compotas. De acordo com a receita da Certo para a geleia de amora, duas bolsas de pectina líquida são necessárias juntamente com 4 xícaras de frutas e 7 de açúcar. Em comparação, os cristais Certo requerem 5 xícaras de frutas e um acréscimo de água. A pectina líquida também é mais conveniente para ser usada na forma de cristal, porém, para isso, será preciso uma preparação apropriada.

Decoração

A pectina líquida Certo é comestível em pequenas quantidades e é feita de ingredientes naturais. Isso a torna boa para aplicações culinárias, como decoração de bolos. A pectina é uma cola eficaz baseada em frutas. Ela é doce, mas não tem um sabor proeminente, tornando-a ideal para anexar objetos decorativos para peças centrais e sobremesas.

Remédios caseiros

Algumas evidências anedóticas sugerem que a pectina líquida pode ser útil no alívio de dores de artrite crônica. Embora não haja nenhuma evidência científica sólida, há várias histórias de pessoas que sofrem com artrite e que consumiram uma mistura de pectina e suco de uva, para aliviar dores nas juntas. Contudo, a pectina líquida Certo contém benzoato de sódio, usado como conservante. Esse composto reage com o ácido cítrico para formar benzeno, uma substância que está correlacionado com o câncer. Assim como muitas automedicações, é importante levar em conta os riscos antes de usar esse remédio.

Fatos divertidos

A Certo usa cascas de lima para a pectina na América do Norte. Mas, para o Reino Unido, a Certo usa maçãs recicladas amassadas. As maçãs geralmente são usadas para cidras ou suco, e a Certo usa o mosto que sobra para extrair a pectina líquida.

As amoras e as uvas-do-monte possuem altas concentrações de pectina, ao contrário dos morangos e mirtilos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível