O que é o polissorbato 60?

Escrito por aaron kopf | Traduzido por vitor tavares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é o polissorbato 60?
Polysorbate 60 é utilizado nas indústrias alimentar e cosmética (makeup display and brush after makeup was done image by Nellie Vin from Fotolia.com)

Polissorbatos são um grupo de agentes emulsificantes utilizados na preparação de alimentos e de produtos farmacêuticos. Em produtos cosméticos, polissorbatos são utilizados para solubilizar os óleos essenciais à base de água. Derivados do sorbitano e ácidos pesados esterificados, polissorbatos são líquidos oleosos. O número 60 refere-se ao ácido quimicamente associado com o componente de sorbitano de polioxietileno da molécula, no caso, o monoestearato.

Outras pessoas estão lendo

Uso em alimentos

O polissorbato 60 é usado em creme de imitação, assados ​​e sobremesas congeladas. Ele funciona de uma forma semelhante aos monoglicerídios e diglicerídios, mas requer quantidades menores. Polissorbato 60 ajuda a dissolver braqueadores no café, mantém o óleo solubilizado em potes de picles, impede o cozido de envelhecer, e mantém o óleo solubilizado em embalagens de chantilly artificial. O polissorbato 60 é bem conhecido como aditivo nos populares bolos Twinkies.

Uso na medicina

O polissorbato 60 é usado em produtos médicos, tais como cremes para acne, e para tratamentos tópicos de feridas na boca, como o Orajel. Pessoas que tentam estimular o crescimento do cabelo, podem usar esse produto químico para acabar com sebo,o que impede o cabelo novo de crescer. Polissorbato 60 também é utilizado em alguns produtos para o tratamentos de prurido vaginal, tais como Monistat.

Uso em cosméticos

Os membros da família do polissorbato auxiliam na combinação de ingredientes que são geralmente insolúveis. Devido à prevalência de água e de óleo em produtos cosméticos, os polissorbatos são utilizados extensivamente. Eles também reduzem a tensão de superfície de cremes e líquidos, o que auxilia no processo de emulsificação. O polissorbato 60 é usado em vários produtos cosméticos, incluindo xampus, amaciantes de pele, pós perfumados, bases de maquiagem e fundações, esfoliantes, autobronzeadores e cremes anti-envelhecimento.

Questões de segurança

Segundo o "Journal of National Cancer Institute", o "Journal of Nutrition" e a FAO Nutrition Meetings Report Series, o polissorbato 60, em doses elevadas, pode causar efeitos prejudiciais, como a toxicidade de órgão e câncer. No entanto, a FDA designou o químico como seguro para o uso limitado em alimentos. De acordo com a Environmental Canada Domestic Substance List, o polissorbato 60 não é suspeito como uma toxina ambiental.

Especificidades da FDA

De acordo com a FDA, a concentração de polissorbato 60, quando utilizado isoladamente ou com o polissorbato 65, não pode ser superior a 0,61% de uma mistura de bolo e a percentagem total de todos os polissorbatos não pode ser superior a 0,66%. Quando utilizado na cobertura de produtos de confeitaria ou de produtos de cacau, sua concentração não pode ser superior a 1 por cento do peso total do produto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível