Mais
×

Como saber se uma pedra é safira?

Atualizado em 17 abril, 2017

Usada por pessoas desde os tempos de Cleópatra, as safiras brilham. Conhecida em sânscrito antigo como a favorita de Saturno, a pedra preciosa também foi descrita em textos arábicos e na Bíblia.

Infelizmente, para os fã atuais da safira, existem muitas cópias e safiras falsas. Embora o modo mais preciso de determinar a autenticidade da pedra seja pedir para que um gemologista a teste, um exame mais cuidadoso indicará a origem da pedra.

Instruções

As safiras vêm de Bruma, Sri Lanka, Austrália e África oriental, dentre outros lugares (Phil Ashley/Lifesize/Getty Images)
  1. Verifique a coloração da pedra e sua reflexão sob a luz do sol. As safiras podem ser de muitas cores — tons de azul, verde e rosa —, mas uma pedra real reflete apenas a sua própria cor quando exposta à luz do sol.

  2. Coloque a pedra sobre uma lente de aumento ou um microscópio para checar irregularidades, marcas, granulações ou outras falhas. Somente safiras falsas e sintéticas parecerão impecáveis.

  3. Coloque-a entre o vão dos dedos e gire-a, testando sua maciez. As pedras falsas são mais macias que as verdadeiras safiras.

  4. Segure a pedra e um pedaço de tamanho semelhante de vidro ou plástico na palma das mãos e toque o canto de seus olhos — essa área é extremamente sensível à temperatura — com ambos os objetos. As pedras verdadeiras aquecem e esfriam mais lentamente do que o plástico ou vidro.

  5. Leve a pedra a um gemologista ou a um laboratório de gemologia para determinação paga da autenticidade de sua safira. Esse é o único modo infalível para determinar se sua pedra é uma safira real.

O que você precisa

  • Lentes de aumento
  • Microscópio (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article