Mais
×

Penteados de 1910

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os penteados têm evoluído continuamente com o passar do tempo. Olhar os penteados do início do século 20 pode fornecer uma visão sobre a cultura e as modas da época. Isso também pode dar aos estilistas inspiração para suas próprias ideias. Os penteados de 1910 variavam por região e situação econômica. Muitos penteados da moda desse tempo foram realizados ao longo da era vitoriana.

Penteados de 1910 (Art Photo Co.: commons.wikimedia.org)

Pompadour

O estilo pompadour foi desenvolvido na Inglaterra eduardiana. Usado por homens e mulheres em 1910, o pompadour é realizado trazendo as laterais do cabelo para trás e deixando a parte superior levantada, com um topete na frente. Apliques eram frequentemente usados ​​para adicionar corpo extra ao cabelo ou para servir como um dispositivo de enquadramento ao redor do rosto. Uma versão do pompadour masculino foi trazida de volta à moda pelos rockabillies da década de 1950.

Cabelo encaracolado e os primeiros permanentes

Muitas mulheres enrolavam os cabelos usando bobes aquecidos. Foi também nessa época em que as primeiras ferramentas para criação de permanentes foram inventadas. Os permanentes nesta época levavam até 12 horas para serem concluídos. Um ferro com uma placa aquecida também foi utilizado para criar um aspecto ondulado. O cabeleireiro francês Marcel M. Grateau inventou este dispositivo em 1872. Muito corpo e volume era uma meta para as mulheres de 1910 que enrolavam os cabelos.

Estilo bob

O estilo bob ganhou popularidade nessa época. Embora tenha chegado ao apogeu inicial na década de 1920, nos anos anteriores ele começou a tornar-se uma alternativa viável para os pesados ​​e incômodos ​​estilos eduardianos. Esse estilo era usado muitas vezes por mulheres mais jovens e foi muitas vezes visto como um ato de rebeldia. Os cortes no estilo bob são curtos, de modo que a parte inferior inferior do cabelo se alinhe e molde à parte inferior do rosto. O cabelo curto também foi por vezes cortado com franja ou preso usando presilhas.

Cabelo solto

Os cabelos longos em 1910 era muitas vezes usados soltos. O volume amplo era uma característica estilística comum para o cabelo usado assim. Eles eram tipicamente repartidos ao meio e enrolados para ganhar bastante ondulação.

Cortina de cabelo

A cortina de cabelo surgiu quando o cabelo curto foi repartido ao meio e usado com uma faixa embaixo dele. O cabelo podia ficar balançando naturalmente sobre a faixa.

Faixas e chapéus

As tiaras começaram a ganhar popularidade por volta de 1910. Nessa época elas eram feitas com tecidos de luxo e elementos como bordados ou contas foram incorporados. Algumas tiaras também vinham com pentes e outras foram feitas com joias. Elas eram frequentemente usadas ao redor do cabelo preso para cima. Chapéus foram outra parte essencial dos penteados de 1910. Eles geralmente eram grandes, mas chapéus menores foram ganhando popularidade. Os chapéus não eram usados apenas na cabeça, mas eram parte integrante e complementar dos penteados. Na época eles foram influenciados por estilos art nouveau, com inspiração na natureza e altamente decorativos. Os tipos de chapéus incluíram a touca, o chapéu viúva alegre e o black ascot. O turbante também tornou-se moda nas culturas ocidentais nessa época.

Tingimento

Em 1907 as primeiras fórmulas químicas para tingir o cabelo foram inventadas por Eugene Schueller. Schueller foi o fundador da companhia conhecida hoje como L'Oreal.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article