Pequenos tipos de mariposa

Escrito por daniel zimmermann | Traduzido por antônio melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pequenos tipos de mariposa
Pequenas mariposas da família Tineidae comem buracos na roupa (Stephen Schauer/Digital Vision/Getty Images)

Existem muitos tipos diferentes de mariposas pequenas. De modo não oficial, o uso quase científico divide todas as mariposas em dois grupos irregulares de acordo com seu tamanho. Devido as mariposas pertencerem à ordem científica Lepidoptera, as maiores receberam o nome de macro-lepidópteros, enquanto as menores são chamadas de micro-lepidópteros. A micro-lepidoptera é um grupo heterogêneo.

Outras pessoas estão lendo

Nepticulidae

A Nepticulidae, da família mariposa pigmeu, é composta por mariposas minúsculas, com formato folhoso. A família inclui a menor mariposa do mundo, com uma envergadura de apenas 2,5 mm, de acordo com o Museu de História Natural da Flórida. As espécies maiores têm envergadura de 5 mm. Os adultos põem ovos nas folhas das árvores, como bétula ou salgueiros. Cada espécie tem um tipo favorito de árvore. A pequena larva come o seu caminho para a folha, criando túneis através do interior da folha, assim como túneis de minério através da terra. Outras famílias de mariposas, que contêm espécies pequenas de folha de mineração, são Gracillariidae, Lyonetiidae e Opostegidae. As da família Opostegidae são chamadas de mariposas olho-tampão por causa das coberturas de destaque em seus olhos compostos. Algumas de olhos-chapéu perfuram hastes em vez de folhas de mineração.

Pyralidae

A família Pyralidae contém mais de 1000 espécies. Plodia interpunctella, a mariposa indiana da farinha, pertence a este grande grupo de insetos. Ele varia de 18 mm a 20 mm, de acordo com o Departamento de Entomologia da Universidade de Ohio. Ela infesta alimentos como: arroz, farinha de milho e tâmaras; causando deterioração. Ela também é chamada de mariposa de despensa, por causa de seu hábito de entrar em casas e voar perto das comidas. Muitas do tipo Pyralid têm larvas aquáticas que se alimentam de plantas como a potamogeton. Uma espécie se alimenta de cactus.

Tineidae

O outro tipo de mariposas pequenas ataca tecidos. A família Tineidae inclui a traça de roupas, Tineola bisselliella. Sua larva tece uma teia de seda, conforme se alimenta ao redor de roupas feitas de tecidos, como a lã. Em contraste, a Tinea pellionella, outra traça de roupa da mesma família, faz uma capa de seda e a leva para onde for, conforme ela se move e se alimenta. Outras mariposas minúsculas preferem diferentes tipos de alimentos. A Trichophaga tapetzella ataca tapetes, mas a maioria dos membros dessa família se alimenta de fungos ou detritos.

Prodoxidae

A relação mutuamente benéfica existe entre as plantas de mandioca e as pequenas mariposas da família Prodoxidae. A fêmea prodóxida fertilizada, do gênero Tegeticula, recolhe o pólen de uma flor de mandioca e, em seguida, poliniza a outra flor. Usando seu ovipositor afiado, ela então injeta seus ovos em tecido ovariano da flor polinizada. Quando eles eclodem, as larvas comem algumas das sementes, mas permitem que outras cresçam para uma nova geração de mandiocas. Duas espécies Tegeticula excepcionais não polinizam, mas depositam seus ovos em flores de mandioca polinizadas por uma mariposa de uma espécie irmã. As outras prodóxidas que polinizam mandioca de forma semelhante pertencem ao gênero Parategeticula, mas estas injetam seus ovos no tecido floral ao invés do ovário. As larvas eclodidas devem fazer túneis no ovário para chegar às sementes. As do gênero relacionado Prodoxus também depositam ovos no tecido da mandioca, mas elas não polinizam-na, e comem tecido floral estéril, mas não as sementes, de acordo com o artigo "Madioca e mariposas da mandioca", de Laura Hebert.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível