Perda de pelo em um Doberman

Escrito por flora richards-gustafson Google | Traduzido por ana olson
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Perda de pelo em um Doberman
A perda de pelo em um Doberman pode ser hereditária (Doberman en la laya image by gerardo rodriguez pacheco from Fotolia.com)

Todas as raças de cães sofrem com a perda de pelo. Um Doberman pode perder pelos devido a problemas hereditários, reações alérgicas, algum problema de saúde ou parasitas. Embora este não seja um sintoma típico de um problema sério de saúde, deve ser examinado por um veterinário.

Outras pessoas estão lendo

Doberman Pinscher

O ancestral mais antigo de um Doberman é desconhecido, mas os historiadores acreditam que os cães desta raça se originaram em Thueringen, na Alemanha, nos anos 1890. Dobermans são espertos, facilmente treináveis e possuem um ótimo olfato, o que os torna ideal para situações de caça e combate, além do trabalho como cães de guarda ou policiais.

Ao contrário da crença popular, os Dobermans não são naturalmente agressivos. Pelo contrário, eles são ótimos cães familiares, já que seu temperamento é obediente, alerta, enérgico e protetor.

Perda de pelo hereditária

A alopecia por diluição da cor é uma condição hereditária em Dobermans com capa azul, castanha ou vermelha. O animal já nasce com esta doença, que se manifesta entre quatro meses e três anos de idade.

Um Doberman com alopecia por diluição da cor apresentará pelos quebradiços na parte azul da capa, que passará a ficar careca com o tempo. Esta perda de pelo pode causar infecções secundárias, além do descamamento e irritação da pele, que podem ser tratados com peróxido de benzoíla.

Alergias

Os sintomas de alergia em um cão usualmente são perda de pelo, irritação da pele e/ou problemas estomacais. Dobermans podem apresentar alergias aos itens que tocam, inalam (pólen ou poeira) ou ingerem (comida ou medicação). Cães também podem ser alérgicos à saliva das pulgas.

O tratamento de alergias que causam perda de pelo envolve a identificação do alérgeno e sua eliminação do ambiente do cão.

Infecções parasíticas e fúngica

Pulgas não são os únicos parasitas que podem causar perda de pelos em um cachorro. Sarna, uma condição causada por ácaros, pode levar à perda de pelo em um Doberman, que também pode ser causada por micose, uma infecção fúngica.

Problemas de saúde e estresse

Doenças autoimunes e endócrinas podem causar desequilíbrios hormonais que podem levar à perda de pelo em um Doberman, tal como hipotiroidismo e doença de Cushing. Estresse e ansiedade, por outro lado, também podem causar perda de pelo.

Tratamentos para a perda de pelo

As formas de tratamento para a perda de pelo em um Doberman variam de acordo com a causa, que deve ser diagnosticada por um veterinário. As opções de tratamento incluem a eliminação do agente alergênico, suplementação com ácidos graxos ômega 3, pomadas para acalmar as irritações da pele, medicamentos para corrigir a insuficiência hormonal e antibióticos. Medicamentos ansiolíticos podem ser prescritos se a causa da perda de pelo for o estresse ou a ansiedade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível