Perda de pigmentos do cabelo por medo

Escrito por virginia lund | Traduzido por fatima mesquita
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Perda de pigmentos do cabelo por medo
Pode o medo deixar o cabelo branco da noite para o dia? (Image by Flickr.com, courtesy of THOR)

O folclore tem histórias e mais histórias de pessoas que ficam de cabelo branco quando passam por um choque grande ou uma situação terrível de medo. Embora seja impossível que um fio já crescido possa mudar sua pigmentação por conta própria, há algumas explicações plausíveis para a impressão de que um cabelo fique grisalho da noite para o dia. E essas explicações podem nos dar pistas sobre o desenvolvimento desses mitos.

Outras pessoas estão lendo

A história dos cabelos brancos de medo

Dizem que o cabelo do Sir Thomas More ficou branco da noite para o dia antes da sua execução em 1534. E que, depois de assinar a lei que garantiu liberdade religiosa aos franceses, o bigode do rei Henrique IV perdeu a cor. Desespero, culpa, medo, susto... No decorrer da história, parece que coisas assim foram culpadas por causar um efeito repentino nos cabelos das pessoas.

Maria Antonieta

Talvez a mais famosa fábula de cabelo ficando branco em um piscar de olhos seja a de Maria Antonieta. Famosa por seus cachos avermelhados, Maria apareceu toda de branco para a sua execução, tendo inclusive os cabelos, que ela cortou bem curtinho por conta própria antes do dia final, grisalhos. O historiador francês Charles Lacretelle escreveu: "Tristeza e arrependimento embranqueceram o cabelo antes bonito da rainha". E sua descrição meio poética parece mesmo simbolizar a queda da monarquia: a rainha estava praticamente desaparecendo, perdendo a cor.

É possível que o cabelo perca a cor da raiz até a ponta?

É muito pouco provável que essas cabeças famosas tenham ficado grisalhas de repente e em função de sentimentos e emoções. O cabelo é um material morto. Depois que ele cresce, não tem como mudar de aparência e cor sem a ajuda de algum produto químico. E sua aparência é determinada pela genética e nada mais.

Efeitos do estresse sobre o cabelo

Hormônios, que podem ser afetados por eventos estressantes, podem causar a queda de cabelos. É possível, então, que uma pessoa com um pouco de cabelo grisalho ou branco perca fios antigos e pigmentados em um curto período de tempo, dando assim a impressão de que a sua cabeça ficou toda branca de repente. Mas, na verdade, o cabelo branco já estava ali e apenas ficou mais visível em função da queda dos fios escuros.

Como surgiram estas histórias?

Parece que, antes de mais nada, há este apelo poético da existência de uma expressão física do estresse de um corpo. No caso de prisioneiros à beira de uma execução, pode ser que a temporada na cadeia não os tenha deixado retocar e pintar os cabelos que antes eram sempre bem tratados. Outra possibilidade é que a perda dos fios pigmentados tenha ocorrido aos poucos, em função de estresse, mas tenha sido notada repentinamente.

A alopécia areata difusa

Uma explicação médica para uma aparência de cabelos brancos repentina é a ocorrência de uma doença conhecida como alopécia areata difusa, que causa queda de fios. Em alguns casos, esse tipo de alopécia faz com que o cabelo escuro caia antes dos fios claros, o que dá a impressão de que o cabelo como um todo ficou branco de repente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível