Perigos da argila para desintoxicação

Escrito por wendy weissner | Traduzido por ágata erhart
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Perigos da argila para desintoxicação
A argila pode ser ingerida (Creatas/Creatas/Getty Images)

A peloterapia é o uso terapêutico da argila e tem sido praticada há séculos. Além de efeitos na desintoxicação, ela tem sido ingerida para o tratamento de distúrbios gastrointestinais, intoxicação e doenças respiratórias. Existem vários tipos de argila utilizadas nesses procedimentos que podem causar efeitos secundários indesejáveis ​​em certos indivíduos.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de argila

As argilas que são utilizadas internamente para a desintoxicação incluem a bentonita ou montmorilonita, pirofilita e a ilita, também conhecida como a argila verde francesa ou argila do mar. Elas geralmente são seguras, mas podem produzir efeitos colaterais leves em determinados indivíduos. A argila de modelar ou argila cerâmica não é considerada segura para a ingestão. As argilas cosméticas, como a de caulim e a rhassoul, só devem ser utilizadas externamente.

Perigos da argila para desintoxicação
Existem muitos tipos de argila (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Efeitos colaterais

De acordo com a Agência International de Pesquisas sobre Câncer, a bentonita é geralmente considerada segura para o uso interno, embora possa causar uma leve constipação conforme o corpo se adapta à argila. Beber muita água pode ajudar a reduzir esse problema, porém os efeitos colaterais variam de pessoa para pessoa. Em contrapartida, a argila pyrophyllite raramente provoca a prisão de ventre. Vários estudos clínicos que utilizaram a argila bentonítica relataram boa tolerância e segurança, sem efeitos colaterais significativos relatados. Pesquisadores que investigaram a segurança do uso de 1,5 a 3 gramas de argila montmorilonita (NovaSil) por dia como um protetor contra a aflatoxina relataram efeitos colaterais leves, como a dor abdominal, distensão abdominal, constipação, diarreia e flatulência, embora nenhum desses efeitos secundários tenham sido significativamente diferentes do grupo que estava recebendo o placebo.

Perigos da argila para desintoxicação
Problemas digestivos são os efeitos colaterais mais comuns (Pixland/Pixland/Getty Images)

Precauções e contraindicações

A ingestão de argila para a desintoxicação deve ser evitada em pacientes durante a gravidez e a lactação, visto que a exposição crônica pode levar a um aumento da chance de desenvolver toxemia. Além disso, pessoas com a doença de Wilson (excesso anormal de cobre) ou insuficiência renal devem evitar o uso de argila. Como ela pode alterar a forma como o corpo processa os nutrientes e os minerais, a bentonita e as outras argilas medicinais não devem ser ingeridas junto com medicamentos prescritos ou suplementos de ervas sem uma supervisão médica cuidadosa. Além disso, as argilas medicinais não devem ser usadas internamente para aqueles que possuem pressão arterial elevada, constipação crônica ou intolerância a ferro sem uma supervisão adequada e outros tratamentos de suporte. Quando ingerir argila para a desintoxicação é importante beber muita água.

Perigos da argila para desintoxicação
Apesar de geralmente seguras, algumas precauções são necessária quando se ingere argila (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Exposição crônica

Consumir argila habitualmente é chamado de geopagia, é um distúrbio e difere da utilização terapêutica, a curto prazo, para a desintoxicação. No entanto, é importante discutir isso, pois a exposição interna crônica à argila apresenta riscos graves para a saúde, incluindo o desequilíbrio eletrolítico e possível toxicidade. Inchaço, anormalidades cardíacas, pele seca e brilhante que progridem para ulcerações na pele, micção freqüente em grandes quantidades e, por último, a morte, têm sido associadas com a ingestão crônica de argila e barro. Efeitos adicionais de saúde incluem lesões músculo-esqueléticas, baixos níveis de potássio, deficiência de oligoelementos e redução da secreção de hormônios.

Perigos da argila para desintoxicação
A exposição crônica à argila pode causar danos sérios à saúde (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível