Perigos causados ​​pela pesca com dinamite

Escrito por charles perry | Traduzido por alisson dantas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Perigos causados ​​pela pesca com dinamite
Pesca com dinamite põem em perigo os pescadores e devasta ecossistemas subaquáticos (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Pesca com dinamite, também chamada de pesca de explosão, é um método utilizado por alguns pescadores para matar ou atordoar um grande número de peixes, para facilitar a colheita. Dinamite industrial, dispositivos caseiros, tais como bombas de garrafas, explosivo-isca e iscas são usadas em peixes, geralmente espécies de cardumes, incluindo peixes-papagaio e fuzileiros. A prática é controversa e muitas vezes ilegal, devido ao risco de morte, aos ferimentos graves dos pescadores, os efeitos devastadores que têm sobre as espécies aquáticas e seu habitat e impacto econômico adverso sobre a pesca e as economias turísticas.

Outras pessoas estão lendo

Acidentes

Em julho de 2011, três pescadores foram mortos em um acidente de pesca com dinamite nas águas da costa sudeste da Índia, perto da cidade de Thondi. O IBN Live News relatou que um deles acendeu o pavio de uma banana de dinamite e a jogou na água. Uma rajada de vento soprou a dinamite para trás. Ela bateu no barco e explodiu. Além do risco de vida devido a dinamite para aqueles que trabalham muito próximos a ela, o explosivo pode pôr em perigo as populações na vizinhança. O autor N. Irving Sax classifica o nível de risco de desastre com dinamite como "perigoso" por causa do potencial de explosões acidentais causadas por reações a outras substâncias, de choque e de calor. Além disso, a exposição ao calor pode causar a emissão de fumaças tóxicas.

Danos por explosão nos corais de recife

Cardumes de peixes são os alvos preferidos dos pescadores de explosão e isso muitas vezes coloca os recifes de coral diretamente na linha de fogo. Cardumes de espécies muito procuradas como roncador e garoupa escondem-se em grandes formações de corais. Outras capturas valiosas, tais como peixe-borboleta e peixe cirurgião circulam em torno de recifes. O tempo de recuperação de um recife de uma única explosão é de cinco anos, diz o biólogo marinho Helen E. Fox. Os escombros de uma explosão se instalam lentamente. As crateras causadas pela explosão, eventualmente se preenchem e novas comunidades de corais são estabelecidas.

Crescimento frustrado

O Dr. Fox e sua equipe estudaram recifes de corais que haviam sofrido várias explosões. Depois de seis anos de observação eles não encontraram nenhuma recuperação real do ecossistema. Esta falha na recuperação ocorreu mesmo na presença de uma grande quantidade de larvas de coral. Os cientistas observaram que as explosões repetidas mudaram a forma do coral, resultando em novos padrões de correntes oceânicas que fluem ao longo e ao redor do recife. Estas novas correntes formaram um "campo de extermínio", um fluxo de água que mata a larva do coral, frustrando a rebrota.

O Dr. Fox concluiu que os esforços para reabilitar os ecossistemas de recifes de coral de explosão têm valor limitado, o que deixa a gestão política de parar a pesca de explosão como a única solução.

Impacto econômico adverso

O Centro de Pesquisa Tropical e Conservação alerta que os pescadores que pescam com explosivos a praticam para ganhar quatro vezes mais do que os pescadores que utilizam métodos sustentáveis. Esse inesperado lucro, no entanto, dura apenas alguns anos. O ecossistema do recife de coral logo desmorona sob a ação das explosões. Vinte anos depois que as explosões começaram, os pescadores de explosão ganharam apenas cerca de um quarto da renda que já foi gerada por métodos de pesca sustentáveis.

O turismo é prejudicado pela destruição de recife de coral. Muitos resorts estão lutando porque os recifes danificados pelas explosões não atraem os visitantes. Ganhos futuros também são perdidos. O Centro cita o exemplo do estado malaio de Sabah, onde os economistas projetaram uma receita de 55 mil dólares por ano para cada novo resort de ecoturismo. A pesca de explosão cortou nos últimos anos essa via de desenvolvimento econômico para a região.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível