Mais
×

Os perigos de correr em uma esteira

Atualizado em 21 novembro, 2016

Enquanto as pessoas que tentam manter a forma podem se beneficiar do uso de uma esteira, estas, como todas as máquinas, apresentam alguns riscos. Quando usadas incorretamente, as esteiras podem causar lesões comuns de corridas, lesões específicas da esteira e prejudicar o desempenho atlético.

Corridas em esteiras podem prejudicar a saúde (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Lesões de corridas

De acordo com DHerbs.com, correr no asfalto ou em uma esteira pode causar várias situações dolorosas devido ao estresse exercido sobre o corpo. Condições notórias ​​e lesões incluem a condromalácia, um amolecimento da cartilagem; a tendinite, uma inflamação dos tendões; a perda de cálcio e, para as mulheres, os danos ao útero. Essas condições surgem porque o corpo humano não foi projetado para longas e contínuas explosões de velocidade.

Perigos específicos da esteira

De acordo com Dicas de um Instrutor, as corridas de esteira oferecem vários perigos ao corpo humano, o que não ocorre em uma corrida normal. Entre algumas das condições mais comuns observa-se a sobrecarga dos músculos flexores do quadril, devido ao uso reduzido dos isquiotibiais por causa do passo em movimento posterior, estresse anormal no corpo causado pelo movimento reverso momentâneo do passo, lesão na parte inferior das costas causada pela vibração constante da esteira, lesões de sobrecarga em razão da falta de variedade no plano de corrida e desequilíbrio muscular em virtude de técnica inadequada.

Perigos para um desempenho atlético

De acordo com Dicas de um Instrutor, correr em uma esteira pode prejudicar o desempenho de um corredor devido as diferenças com as corridas ao ar livre. Quando está em uma esteira, um corredor encontra menos desafio pela ausência de resistência do vento e da inclinação, o que faz com que a corrida seja menos motivante quando se segura nas alças do aparelho, e ainda sofre com a falta de estímulo que as atividades ao ar livre normalmente proporcionam e desinteresse devido a monotonia que se instaura.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article