Perigos do nitrogênio líquido

Escrito por kim lockhart | Traduzido por guilherme bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Perigos do nitrogênio líquido
Armadilhas de nitrogênio líquido devem se manuseadas com cuidado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Armadilhas de nitrogênio líquido são muito usadas em pesquisas químicas para condensar vapores em líquidos ou sólidos. O nitrogênio líquido é comumente usado em armadilhas frias pela sua temperatura extremamente fria. Econômico e de baixa toxicidade, ele é também usado para congelar e tratar verrugas e calos e na preservação de sangue de humanos e animais.

Outras pessoas estão lendo

Como armazenar nitrogênio líquido

O nitrogênio líquido é uma substância criogênica, e de acordo com o site MIT Chemistry, substâncias criogênicas podem afetar metais e outros materiais graças às suas qualidades corrosivas e temperaturas extremas. Contêineres usados para guardar nitrogênio líquido devem ser feitos de material forte o suficiente para aguentar exposição prolongada ao líquido; de outro modo, sua temperatura extrema e a pressão do líquido podem levar a uma implosão. Para diminuir os riscos, fracos Dewar de vidro são usados para guardar o nitrogênio líquido; esses frascos devem ser tampados ou guardados em contêineres de metal.

Oxigênio

O site do MIT Chemistry diz que armadilhas de nitrogênio líquido devem ser manuseadas com extremo cuidado e que não devem ser abertas até que a armadilha seja removida do resfriador. Essa medidas devem ser seguidas porque a armadilha será exposta ao oxigênio quando aberta. Quando oxigênio se combina com nitrogênio líquido, a mistura pode se tornar instável e levar a uma reação semelhante a uma explosão. Deixar a armadilha esquentar à temperatura ambiente antes de abri-la irá estabilizar a armadilha e minimizar os riscos.

Queimaduras criogênicas

De acordo com o site MIT Chemistry, óculos de proteção e luvas devem ser utilizados sempre que se manusear armadilhas de nitrogênio líquido. Além disso, o site do laboratório de química física e teórica da Universidade de Oxford lembra que o nitrogênio líquido pode causar queimaduras severas quando entra em contato com a pele ou espirra nos olhos. Se o nitrogênio líquido entra em contato com as roupas, ele pode grudar as roupas na pele e causar queimaduras sérias. Ele pode também espirrar na pele e grudar em jóias, causando queimaduras prolongadas; manusear um contêiner de nitrogênio líquido pode fazer com que o contêiner grude na pele. Uma queimadura criogênica possui efeitos sérios, incluindo danos permanentes ao tecido e cicatrizes.

Asfixia

Quando manusear uma armadilha de nitrogênio líquido, é importante assegurar que o líquido dentro não consiga evaporar. O site MIT Chemistry explica que se o nitrogênio líquido evapora, os níveis de oxigênio no ar diminuem. O ar deficiente de oxigênio se acomoda, e respirar esse ar pode deixar a pessoa zonza e inconsciente. Exposição prolongada ao ar deficiente em oxigênio pode fazer com que as vias aéreas se fechem, levando à asfixia. Manter o local de trabalho ventilado ajuda a diminuir os riscos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível