O período de gestação da lampreia-marinha

Escrito por skip davis | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O período de gestação da lampreia-marinha
As lampreias-marinhas são peixes costeiros (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

As lampreias-marinhas (Petromyzon marinus) são peixes parasitas nativos das regiões costeiras da América do Norte e Europa; porém, eles também toleram água doce. Estes peixes têm invadido amplos locais de água doce nos Estados Unidos, notavelmente nos Grandes Lagos e no lago Champlain, no norte de Nova Iorque. As lampreias-marinhas são ovíparas, o que significa que elas botam ovos para se reproduzirem. Seu ciclo de vida inclui o período de gestação. Com animais que nascem de ovos, ocorre o que é chamado período de incubação, o tempo que leva para o ovo chocar.

Outras pessoas estão lendo

Migração rio acima

Para se reproduzirem, as lampreias-marinhas nadam rio acima e desovam em pedras de substrato e cascalho no fundo de lagos e rios de água doce. A reprodução normalmente ocorre de abril até junho. Estes peixes geralmente nadam para um rio tributário de um grande lago de água doce ou ambiente oceânico onde eles viveram durante sua fase de nado livre.

As lampreias-marinhas migram rio acima em grandes grupos. Enquanto desovam, os grupos se juntam e formam uma grande bola. As lampreias adultas morrem assim que botam os ovos.

Fase sedimentar

A fase sedimentar do ciclo de vida da lampreia-marinha dura aproximadamente 3 a 6 anos antes do peixe amadurecer por completo. A incubação é o começo dessa fase, e seu período dura de 7 a 17 dias, dependendo da temperatura da água. Temperaturas mais frias aumentam o período de incubação.

Durante esse período, as larvas das lampreias-marinhas penetram no chão de córregos lentos e consomem a vegetação como parte primária de suas dietas. Estes peixes devem viver em rios de água doce enquanto são jovens, mas podem viver na água salgada depois de adultos.

Migração rio abaixo

Depois da fase sedimentar, as lampreias-marinhas adultas emergem do solo e nadam para o local mais próximo com água doce ou salgada. As adultas têm o corpo em forma de enguia e crescem até 50 cm de comprimento. Essa migração normalmente ocorre de setembro até maio. Durante a migração rio abaixo, as lampreias adultas jovens nadam em grupos até chegarem ao seu destino. Se fluxos fracos ou barragens atrasarem a migração destes peixes, eles vão fazer outros peixes de água doce como presas para se alimentarem. As lampreias não costumam caçar peixes de água doce durante a migração rio abaixo.

Fase de nado livre

As lampreias-marinhas passam 12 a 20 meses de suas vidas adultas na fase de nado livre em grandes locais de água doce ou salgada. Durante essa fase, elas se alimentam de outros peixes. As lampreias capturam suas presas com sua boca em forma de xícara com capacidade de sucção, criando um buraco na lateral do peixe com suas línguas. Estes parasitas se alimentam com o sangue e os tecidos da presa, provocando ferimentos redondos na lateral do corpo da vítima. A saliva das lampreias contém um anticoagulante, que mantém as feridas abertas por várias semanas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível