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Como reduzir o período menstrual

Atualizado em 17 abril, 2017

Poucas mulheres gostam de menstruar todo mês. Com sintomas tão desconfortáveis como inchaço, cólicas e cansaço, não é de se estranhar que elas desejem menstruar por menos tempo. A duração da menstruação varia de mulher para mulher. Algumas menstruam só um dia, enquanto outras têm períodos de até oito dias. Apesar de ser difícil alterar a duração do ciclo natural, há algumas coisas que você pode fazer para que ele termine mais rápido.

Instruções

Os sintomas da menstruação podem ser bastante desconfortáveis (Getty Images)
  1. Coloque uma bolsa de água quente na pélvis. O calor dilata as veias e estimula o sangue a fluir mais rápido.

  2. Entre em uma banheira de água quente. O calor promove dilatação, aumentando o fluxo de sangue no útero. Esteja ciente de que o fluxo pode vir mais intenso. Contudo, isso significará um período menstrual mais curto.

  3. Exercite-se. Uma vez que a prática de exercícios ajuda na circulação, ela também facilita a menstruação. Faça pelo menos 30 minutos de exercícios diariamente. A prática de exercícios também provou ser eficaz em aliviar as cólicas menstruais. A atividade física de intensidade moderada é indicada para reduzir os sintomas desconfortáveis da menstruação. Você pode ainda realizar treinamento físico em intervalos, alternando picos de esforço e períodos mais leves. Mulheres que se exercitam em intensidade moderada costumam ter períodos menstruais mais breves. Consulte um preparador físico para formular um plano de treinamentos adequado ao seu objetivo e condicionamento.

  4. Beba bastante água e outros líquidos. A água ajuda a eliminar toxinas que possam interferir no fluxo menstrual. Procure beber mais água que o normal durante a menstruação.

  5. Evite comidas salgadas. Excesso de sódio pode causar retenção de líquidos, piorando os sintomas da menstruação. Baseie sua dieta em frutas e verduras, além de grãos integrais e gorduras saudáveis.

  6. Considere tomar um anticoncepcional. Os hormônios usados nas pílulas frequentemente diminuem a intensidade e a duração do período menstrual. Por exemplo, mulheres que antes menstruavam por oito dias, passaram a menstruar só dois ou três depois de começar a tomar a pílula. Pergunte ao seu médico se essa é uma solução viável para você.

  7. Converse com seu médico a respeito de extração menstrual. Essa técnica consiste em sugar o sangue do útero no primeiro dia da menstruação. A extração menstrual é comumente usada por atletas ou outras pessoas que possuem uma razão importante para diminuírem seu ciclo. A técnica, contudo, não é recomendada para uso regular como uma forma de acelerar a menstruação.

Dicas

  • Tenha uma dieta rica em frutas e vegetais frescos. É comprovado que comidas gordurosas e guloseimas pioram a menstruação.
  • Mulheres que treinam em alta intensidade, como deportistas profissionais, podem não menstruar em alguns meses devido à queda no percentual de gordura corporal. Quando o nível de gordura retorna aos níveis normais, os ciclos menstruais são normalizados.
  • Mulheres obesas ou com sobrepeso podem se beneficiar da redução de peso. Menos gordura pode ajudar o corpo a regular melhor os hormônios, encurtando a menstruação e minimizando o desconforto.

Aviso

  • Converse com seu médico antes de tomar qualquer medicação anticoncepcional.
  • Ao tomar anticonceptivo e perceber ganho de peso, fluxos mais intensos ou outros efeitos adversos, consulte seu médico imediatamente.

O que você precisa

  • Bolsa de água quente
  • Anticoncepcional
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