Como reduzir o período menstrual

Escrito por contributing writer | Traduzido por ana simoes
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Como reduzir o período menstrual
Os sintomas da menstruação podem ser bastante desconfortáveis (Getty Images)

Poucas mulheres gostam de menstruar todo mês. Com sintomas tão desconfortáveis como inchaço, cólicas e cansaço, não é de se estranhar que elas desejem menstruar por menos tempo. A duração da menstruação varia de mulher para mulher. Algumas menstruam só um dia, enquanto outras têm períodos de até oito dias. Apesar de ser difícil alterar a duração do ciclo natural, há algumas coisas que você pode fazer para que ele termine mais rápido.

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O que você precisa?

  • Bolsa de água quente
  • Anticoncepcional

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Instruções

  1. 1

    Coloque uma bolsa de água quente na pélvis. O calor dilata as veias e estimula o sangue a fluir mais rápido.

  2. 2

    Entre em uma banheira de água quente. O calor promove dilatação, aumentando o fluxo de sangue no útero. Esteja ciente de que o fluxo pode vir mais intenso. Contudo, isso significará um período menstrual mais curto.

  3. 3

    Exercite-se. Uma vez que a prática de exercícios ajuda na circulação, ela também facilita a menstruação. Faça pelo menos 30 minutos de exercícios diariamente. A prática de exercícios também provou ser eficaz em aliviar as cólicas menstruais. A atividade física de intensidade moderada é indicada para reduzir os sintomas desconfortáveis da menstruação. Você pode ainda realizar treinamento físico em intervalos, alternando picos de esforço e períodos mais leves. Mulheres que se exercitam em intensidade moderada costumam ter períodos menstruais mais breves. Consulte um preparador físico para formular um plano de treinamentos adequado ao seu objetivo e condicionamento.

  4. 4

    Beba bastante água e outros líquidos. A água ajuda a eliminar toxinas que possam interferir no fluxo menstrual. Procure beber mais água que o normal durante a menstruação.

  5. 5

    Evite comidas salgadas. Excesso de sódio pode causar retenção de líquidos, piorando os sintomas da menstruação. Baseie sua dieta em frutas e verduras, além de grãos integrais e gorduras saudáveis.

  6. 6

    Considere tomar um anticoncepcional. Os hormônios usados nas pílulas frequentemente diminuem a intensidade e a duração do período menstrual. Por exemplo, mulheres que antes menstruavam por oito dias, passaram a menstruar só dois ou três depois de começar a tomar a pílula. Pergunte ao seu médico se essa é uma solução viável para você.

  7. 7

    Converse com seu médico a respeito de extração menstrual. Essa técnica consiste em sugar o sangue do útero no primeiro dia da menstruação. A extração menstrual é comumente usada por atletas ou outras pessoas que possuem uma razão importante para diminuírem seu ciclo. A técnica, contudo, não é recomendada para uso regular como uma forma de acelerar a menstruação.

Dicas & Advertências

  • Tenha uma dieta rica em frutas e vegetais frescos. É comprovado que comidas gordurosas e guloseimas pioram a menstruação.
  • Mulheres que treinam em alta intensidade, como deportistas profissionais, podem não menstruar em alguns meses devido à queda no percentual de gordura corporal. Quando o nível de gordura retorna aos níveis normais, os ciclos menstruais são normalizados.
  • Mulheres obesas ou com sobrepeso podem se beneficiar da redução de peso. Menos gordura pode ajudar o corpo a regular melhor os hormônios, encurtando a menstruação e minimizando o desconforto.
  • Converse com seu médico antes de tomar qualquer medicação anticoncepcional.
  • Ao tomar anticonceptivo e perceber ganho de peso, fluxos mais intensos ou outros efeitos adversos, consulte seu médico imediatamente.

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