Dor de cabeça próxima ao olho esquerdo

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dor de cabeça próxima ao olho esquerdo
A dor de cabeça é uma sensação comum entre homens e mulheres a partir dos 20 anos (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Na grande maioria dos casos, a sensação incômoda da tão conhecida dor de cabeça não passa de um mal estar temporário facilmente tratável depois de tomar uma aspirina ou analgésico. No entanto, a dor de cabeça prolongada ou localizada em uma região específica pode ser sinal de preocupação. Antes de se desesperar, é preciso buscar ajuda profissional. Apenas o médico é capaz de dar um diagnóstico preciso e oferecer o tratamento adequado para cada caso. Uma das fontes de preocupação constante dos pacientes ocorre quando a dor se localiza na região próxima ao olho esquerdo, acima da sobrancelha.

Outras pessoas estão lendo

Enxaqueca

As queixas de dor de cabeça, em sua maioria, referem-se a crises comuns de enxaqueca. Em uma crise aguda, é possível sentir dor e leve inchaço na região próxima aos olhos. A cefaleia, forte dor de cabeça, pode ter causas diversas que vão da crise de estresse até problemas de visão como miopia, astigmatismo e hipermetropia. Nesse sentido, a enxaqueca é um tipo específico de cefaleia, comum entre adultos dos 20 aos 40 anos. Esse tipo de dor ocorre de forma pulsátil e aumenta em intensidade gradualmente. Em crises muito agudas de enxaqueca, são comuns náuseas e vômitos. Se isso ocorrer, procure um médico para iniciar o tratamento.

Cefaleias em salvas

Nesse tipo de dor cabeça, o paciente pode sentir incômodo por várias semanas intercalando períodos sem manifestações dos sintomas. Trata-se de um tipo de cefaleia menos frequente, mas ainda assim bastante dolorida. Ela ocorre em ciclos de crises, também chamados de salvas. A dor tem início abrupto, é unilateral e constuma ocorrer em volta de um dos nossos olhos. É comum que os olhos lacrimejem muito e fiquem bastante vermelhos. Embora seja mais grave que a enxaqueca, essa cefaleia também é tratável com ajuda profissional e medicamentos simples.

Dor de cabeça próxima ao olho esquerdo
A cefaleia em salvas ocorre em ciclos de crises (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Meningite

A maior parte das cefaleias são benignas e facilmente tratáveis por meio de medicação leve. No entanto, alguns casos de dor de cabeça devem inspirar cuidado e atenção redobrada. É preciso ficar alerta caso sua dor tenha início de modo muito súbito e atinja grande intensidade em questão de segundos. A presença de febre alta é outro alerta, principalmente se vier acompanhada de rigidez da nuca. Esses são os sintomas da meningite. Trata-se de uma doença grave que ocorre quando há inflamação da meninge, a membrana que protege nosso sistema nervoso central constituído pelo cérebro e pela medula. O tratamento médico deve ter início o mais rápido possível.

Aneurisma cerebral

O caso mais sério de possíveis doenças associadas à dor de cabeça próxima ao olho esquerdo refere-se ao aneurisma cerebral. Também conhecido como hemorragia cerebral, o aneurisma ocorre quando alguma artéria que conduz sangue à região cerebral sofre dilatação anormal. O risco do aneurisma é que a artéria se rompa e vaze sangue para o cérebro. Os sintomas envolvem a cefaleia aguda na região do olho esquerdo, vômitos, tonturas, convulsões e até desamaios. Em alguns casos, há queda de pálpebras e perda gradual da visão. O diagnóstico é feito via tomografia computadorizada. Quanto antes for diagnosticada, mais chances o paciente tem de tratar a doença.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível