Mais
×

Quanto peso o vidro temperado pode suportar?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O vidro temperado é o tipo mais seguro utilizado para superfícies horizontais desse material onde a resistência é necessária, como em prateleiras ou topos de mesas. Quando utilizado para essas superfícies, o vidro temperado fornece uma visão clara através do material, além de fornecer mais estabilidade que o vidro tradicional. Entender os limites de peso dessa superfície vai evitar sua quebra por excesso de carga.

O vidro utilizado para prateleiras precisa ser temperado para oferecer suporte adicional (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Vidro temperado

O vidro temperado começa como vidro comum, mas após um tratamento térmico ele se torna mais resistente. Comparado com o vidro comum, o temperado é quatro vezes mais forte, de acordo com "Engineering Materials: Polymers Ceramics And Composites", por A.K. Bhargava. Uma das características do vidro temperado é o modo como ele se quebra. ao invés de criar pontas afiadas, ele se despedaça em pequenos cristais de vidro. Isso ocorre quando uma força é aplicada em uma área concentrada do material depois que ele foi temperado. Para evitar essa quebra, ele deve ser encomendado pela fabricante no tamanho adequado. A empresa vai cortar e polir o vidro antes de realizar o tratamento térmico para reforçá-lo.

Distância entre os suportes

A distância entre os suportes constitui uma parte importante na quantia de peso que o vidro temperado pode suportar. Quanto maior for o espaço entre os suportes, menor será o peso suportado pelo material. Por exemplo, prateleiras de vidro temperado com 0,6 cm de espessura devem possuir suportes com no máximo 60 cm a 1,2 m de distância entre eles para aguentar o peso de pequenas bugigangas. Se você precisar de prateleiras mais largas, adicione suportes no meio do comprimento do vidro temperado.

Espessura do vidro

A espessura é um fator crítico para a quantia de peso que o vidro temperado pode suportar. Um vidro mais espesso vai aguentar mais peso que vidros mais finos. Para superfícies que precisam suportar mais peso que apenas alguns porta retratos, escolha o vidro temperado mais grosso que conseguir encontrar para criar essa superfície. A correlação entre a espessura desse material com o peso suportado pelo mesmo não é linear. Por exemplo, uma peça de vidro temperado com 0,6 cm de espessura com um suporte a cada 30 cm vai suportar 1.425 kg/m². Se você possuir um pedaço com 1,8 cm de espessura apoiado do mesmo modo, ele poderá aguentar até 15.947,8 kg/m².

Peso suportado

Combinar a distância entre os suportes e a espessura do vidro irá lhe ajudar a encontrar o peso que o vidro suporta. Esse peso será fornecido em kg/m². Você pode usar tabelas de vidros comuns para estimar a carga suportada pelo vidro temperado. Apenas multiplique os números por quatro, já que o vidro temperado é quatro vezes mais resistente que o tradicional.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article