Pintando com crianças de 2 anos

Escrito por tamasin wedgwood | Traduzido por ismar junior
Pintando com crianças de 2 anos
Ensine às crianças a pintar e elas se sentirão realizadas (Polka Dot/Polka Dot/Getty Images)

Muitas crianças pequenas gostam de pintar, uma atividade que podem fazer com a supervisão de um adulto. O pintura ajuda as crianças a desenvolver a coordenação motora e outras habilidades. As atividades de pinturas ajudarão também a elas identificarem as cores, desenvolve também a imaginação, criatividade, e a inteligência emocional. Conversar com as crianças sobre a pintura desenvolve suas habilidades sociais. Escrever os nomes das crianças nas suas pinturas ajudará a desenvolver a auto-estima delas.

Equipamentos para a pintura

Compre tintas não tóxicas laváveis e pincéis grossos. Você pode fazer tintas comestíveis com amido de milho. Se você quiser desestimular as crianças a colocarem tinta ou equipamentos na boca, faça uma tinta que não tenho um gosto bom. Para fazer uma tinta gostosa você poderá usar massa de bolo, de pudim ou xarope de milho. isso não é uma boa ideia, pois as crianças pode ficar mais interessadas em comer do que em pintar. Explique a elas que nem todas as tintas podem ser comidas, e que elas irão passar mal caso comam outros tipos.

Pintura a dedo

A pintura a dedo também pode ser uma atividade muito divertida para as crianças pequenas. O desenho pode ser mais detalhado onde elas deverão usar as pontas dos dedos para fazer linhas e pontos, mas com certeza as crianças menores preferirão fazer uma atividade mais bagunçada. As crianças irão pintar a folha toda passando as mãos sobre elas e batendo. Essas atividades de pintura com as mãos ajudará elas a desenvolver a percepção sensorial. Explique para as crianças as diferenças de textura espremendo e apertando a folha para ela identificar a superfície escorregadia.

Carimbando com a palma da mão

Peça para as crianças colocarem as palmas das mãos sobre uma bandeja de tinta e depois colocá-las sobre uma folha de papel. As crianças se divertirão com as suas próprias marcas e poderão fazer outros desenhos através delas. Fazendo outros detalhes com tintas você poderá fazer um peru de Natal e anjos a partir das mãos. Às vezes as marcas, se forem feitas juntas, podem formar pétalas de flores ou folhas de árvores.

Pintando com crianças de 2 anos
Fazer cópias das mão é um atividade simples e também versátil (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Borboletas dobradas

Dobre um pedaço de papel ao meio. Ensine a criança a pintar um lado do papel com várias cores de tinta. Elas podem pintar com os dedos, escovas ou com tubos de tinta. Dobre o lado não pintado em cima do que está com tinta e pressione bem. Abra e verá que formará um padrão de imagem simétrica que irá se assemelhar a uma borboleta. As crianças irão se divertir com essa atividade e farão outras para ver novas figuras simétricas. Quando secar, recorte no formato de borboletas. Cole-as na parede ou faça algumas sobre cartolinas e pendure-as no teto.

Silhueta em tamanho real

Peça para a criança se deitar em uma folha grande de papel. Faça o contorno da criança no papel. Peça para que ela se levante e veja seu contorno. Converse com ela sobre as cores de seu cabelo e olhos e também das roupas que ele está vestindo. Ajude a criança a pintar a silhueta usando as cores corretas, e quando a tinta secar, prenda o desenho na parede.

Desenhos simples

Ensine as crianças a pintar usando objetos, como rolhas, mergulhando-os diretamente na tinta. Use carretéis de linha para fazer rodas, rolhas para fazer círculos e esponjas para fazer texturas. Você pode também usar batatas cortadas para fazer carimbos esculpindo formas nelas. Esta atividade poderá ser usada para ensinar as crianças a identificar formas e simetrias.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível