Você pode pintar azulejos?

Escrito por megan cook, c.p.a., c.f.e., c.m.a., m.accy | Traduzido por césar campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Você pode pintar azulejos?
Renove sua parede pintando o azulejo (old tiles image by javarman from Fotolia.com)

Uma das melhores formas de renovar um banheiro desgastado é modernizar o azulejo da parede. Para obter uma nova aparência do azulejo, você pode substituí-lo ou pintá-lo. O caminho mais fácil é pintar.

Outras pessoas estão lendo

Benefícios

Pintar o azulejo é muito menos caro que substituí-lo por um novo. Se problemas forem encontrados sob o azulejo, centenas ou mesmo milhares de reais podem ser somados ao custo de um projeto. Pintar o azulejo também lhe dá mais flexibilidade, permitindo que você crie uma aparência personalizada para a sua casa. Se você não gostar da aparência do azulejo pintado, pode alterar a cor ou o projeto pintando novamente.

Umidade

Em uma área que está sujeita a muita umidade, como o box do chuveiro ou a área da banheira, pintar o azulejo pode não ser sua melhor opção. A umidade pode rachar, lascar ou descascar a tinta. Se seu banheiro é pequeno e está sujeito a muita umidade, será melhor substituir o azulejo em vez de pintá-lo. Áreas secas e que têm contato apenas ocasional com a água são perfeitas para a pintura. Essas áreas normalmente incluem bancadas, piso frio e azulejos em banheiros de tamanho médio a grande.

Limpe os azulejos

A tinta não vai aderir a superfícies sujas, gordurosas ou oleosas. Para pintar o azulejo corretamente, você precisará limpar muito bem a sua superfície, incluindo o rejunte. Você também deve ter certeza de que seu azulejo e rejunte estão sem mofo antes de pintá-los. Senão, o mofo vai crescer sob a pintura e fazer com que ela rache ou descasque. Use um produto para limpar banheiros que contenha um abrasivo suave.

Conserte superfícies rachadas e descascadas

Rachaduras e descascados devem ser consertados antes de pintar o azulejo. Consertá-los depois de ter pintado o azulejo é quase impossível. Antes de começar a pintar, deixe a vedação secar por vários dias. Conserte as partes descascadas do azulejo usando epóxi de secagem rápida, que será clara, mas será coberta com tinta quando você executar o seu projeto. Para fazer com que seu trabalho pareça profissional, você deve assegurar-se que todas as partes descascadas e rachadas estejam devidamente reparadas, e isso vai demorar um longo tempo.

Arranje tempo

Embora pintar o azulejo seja relativamente fácil, é importante fazê-lo corretamente. Arranje tempo para ter certeza de que não é possível ver nenhuma pincelada em sua pintura. Isto vai revelar que seu azulejo está pintado corretamente. Depois que a tinta secar completamente, dê continuidade com uma demão de uretano à base de água. Isto ajudará a proteger sua pintura de desgaste normal. Certifique-se de usar uretano à base de água, que vai ficar sempre claro. Outros tipos de uretano tendem a amarelar com o tempo.

Aviso

Certifique-se de ter ventilação adequada na lugar onde você estiver pintando. Isto vai evitar que você respirar odores nocivos. Se você mora em um espaço pequeno, com pouca ventilação, considere passar uma ou duas noites na casa de amigos ou a família, enquanto a tinta estiver secando.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível