Mais
×

Como pintar uma nuvem

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Pintar uma nuvem pode parecer simples, mas criar uma que seja realista, com um verdadeiro toque artístico, requer um olhar atento e uma boa técnica. Nuvens não são somente brancas, elas refletem as mais diferentes cores do céu. Com uma gama de tonalidades azuis e um pouco de habilidade, você pode criar qualquer coisa, de nuvens parecidas com algodão a nuvens cumulus. Elas frequentemente são visíveis em céus brilhantes e azuis durante um dia de clima bom, enquanto as nuvens stratocumulus são visíveis em tempo chuvoso e mais escuro.

Instruções

Crie nuvens realistas adicionando sombra e textura com múltipas cores (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

    Pintando nuvens cumulus

  1. Crie sua pintura base (céu), pintando o fundo do papel ou da tela, suavemente, com a tinta umbra crua, que é uma cor neutra bege. Use o pincel plano, que é bom para preencher espaços extensos e fazer suaves pinceladas.

  2. Adicione nuvens com a tinta branca. Comece pintando grandes círculos irregulares no ponto mais alto do papel ou da tela e vá diminuindo o tamanho conforme mover-se para a parte inferior da pintura. Essa técnica vai adicionar um efeito tridimensional ao trabalho de arte. Cada nuvem deve variar em formato e textura, então dê pinceladas suaves e pesadas ao pintar. Um pincel redondo funciona bem para contornar nuvens, enquanto pincel língua de gato é ótimo para misturar as cores e suavizar as nuvens. Considere usar também um pincel leque, para adicionar textura dentro das nuvens.

  3. Adicione dois tons de azul claro acima da tonalidade umbra crua no céu, dando leves pinceladas, até que atinja a cor desejada. Use um pincel plano ou chanfrado, que por alguns é chamado de shader.

  4. Pinte linhas horizontais suaves em diversos lugares no céu usando tinta branca, para dar dimensão. Um pincel quadrado é o melhor para pinceladas curtas e controladas.

  5. Na parte inferior da pintura, adicione suaves e tênues toques de tinta rosa ou roxo, para criar destaques. Considere usar um pincel língua de gato ou chanfrado.

    Pintando nuvens stratocumulus

  1. Crie nuvens stratocumulus adicionando mais tinta rosa claro ou roxa ao passo 3 acima, na pintura que você já tinha criado, com o pincel língua de gato ou chanfrado.

  2. Dê leve pinceladas com tinta cinza às nuvens brancas com o pincel língua de gato ou o pincel quadrado.

  3. Adicione toques de cores escuras, como preto ou burnt sienna, a diferentes áreas do céu, para criar um clima de tempestade, esbatendo suavemente a cor com o pincel língua de gato ou chanfrado.

  4. Deixe sua criatividade guiá-lo enquanto você trabalha com a tinta, para criar o clima desejado.

O que você precisa

  • Papel cartão ou tela
  • Duas tonalidades de tinta azul
  • Tinta branca
  • Tinta cor umbra crua
  • Tinta rosa claro ou roxa
  • Tinta preta escura ou burnt sienna
  • Pincel plano
  • Pincel chanfrado (angular, plano)
  • Pincel redondo
  • Pincel língua de gato
  • Pincel leque
  • Pincel quadrado (chato)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article