Mais
×

Como pintar nuvens com aquarela

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As nuvens ajudam a criar ilusão de profundidade e, dependendo do tipo e cor das nuvens, podem dar à pintura uma noção da estação e local. Pintar nuvens não é sempre uma tarefa tão fácil por causa de suas formas incompreensíveis, mas a beleza da pintura é que cada artista pode retratá-las diferentemente.

Instruções

Como pintar nuvens com aquarela (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
  1. Estude nuvens na vida real antes de pintá-las. Isso o ajudará a captá-las com seu pincel, entendendo seus movimentos e formas. O livro "Cloudspotter's Guide" (guia do observador de nuvens), de Gavin Pretor-Pinney, é uma ótima referência.

  2. Amoleça os pincéis se estiverem duros, deixando as cerdas em água por alguns minutos. Crie nuvens cirrus, também conhecidas por "rabo de galo", usando pinceladas longas e suaves. Se estiver utilizando tinta aquarela em bloco, molhe-as. Se utilizar usando as em tubo, como as chinesas, esprema um pouco de azul e branco na paleta. Misture uma pequena poça de água com uma pitada de azul e branco e crie longos traços finos que se curvam levemente para cima em uma ponta, como tais nuvens geralmente fazem na vida real. Experimente com intensidades de cores e espessura da pincelada diferentes.

  3. Pinte nuvens altocúmulus ou cirrocúmulos, também conhecidas como "carneirinhos", utilizando várias pinceladas curtas. Essas nuvens tendem a fazer com que o céu pareça estar ondulado e geralmente possuem tons suaves, como rosa ou dourado no pôr do sol. Comece misturando água com branco, rosa e um pouquinho de azul. Faça as pinceladas com movimentos laterais e próximos, como escamas de um peixe. Então, ao progredir pelo céu, deixe a tinta ir acabando aos poucos, tornando as pinceladas cada vez menos distintas. Isso cria um efeito de vento desfazendo a formação.

  4. Pinte nuvens cúmulus, fofas e com aparência de algodão doce, usando um pincel grande. Pincéis espalmados são geralmente úteis no caso. Misture uma pequena quantidade de rosa e azul criando um lavanda suave, e literalmente pense em algodão doce ao dar pinceladas redondas e fofas com o pincel, deixando a cor acumular levemente em alguns pontos para criar sombras e densidade dentro delas.

  5. Utilize diferentes cores para criar áreas de luz e sombra. As nuvens podem refletir muitas cores; usar várias tonalidades dá à pintura a hora do dia, ou mesmo época do ano, e ajuda a evocar emoções que deseja passar. Mais cores é mais dramático, mas nuvens cinzas, dependendo de como são pintadas, podem também possuir um efeito.

Dicas

  • Experimente pintar nuvens fora do comum. Tente pintá-las gigantes ou com raios, que são as saliências em forma de úbere que se formam abaixo das bigornas cumulonimbos.

O que você precisa

  • Tintas de aquarela
  • Pincéis
  • Papel para aquarela
  • Copo
  • Papel toalha ou pano
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article