Como pintar sobre azulejo já existente

Escrito por ehow contributor | Traduzido por fabrício calmon
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Como pintar por cima do azulejo já existente. Quando você quiser reformar o banheiro, você não precisa remover o azulejo antigo - caso você esteja querendo poupar dinheiro. Com as ferramentas certas e uma boa base de conhecimentos, você pode fazer isso. Algumas boas dicas vão ajuda-lo para que o trabalho fique mais fácil e assim você poderá pintar sobre um azulejo já existente.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Selecionando a pintura e os materiais

  1. 1

    Compare os diferentes tipos de tinta que são sugeridos para os azulejos ou cerâmicas e o jeito recomendável de fazer a aplicação da mesma.

  2. 2

    Escolha o tipo correto de primer caso o mesmo seja necessário; muitos tipos de pintura a látex requerem um primer. Uma pintura a base de alquídico ou óleo pode não precisar de um primer. Não deixe de ler as instruções do fabricante. Um dos melhores tipos de tinta para azulejo é o esmalte epóxi para aplicação, que é resistente e durável e você pode comprá-lo em latas de spray.

  3. 3

    Compre tinta e suprimentos necessários; não se esqueça de pegar fita, removedor de tinta, trapos, luvas e máscaras contra poeira. Decida se você irá utilizar latas de spray ou pistola de spray, se não, você vai precisar comprar escovas e rolos de espuma também.

    Preparação da superficie

  1. 1

    Limpe o azulejo do banheiro com uma mistura de vinagre e amônia para remover resíduos de sabão. Enxágue bem e deixe o azulejo seco, repita a limpeza e lavagem, se o azulejo ainda tiver sabão sobre ele. Para os resíduos mais difíceis de serem removidos, você pode comprar TSP (Fosfato trissódico) em uma loja de pintura, mas certifique-se de seguir cuidadosamente as instruções do fabricante.

  2. 2

    Lixe levente o azulejo do banheiro, apenas o suficiente para raspa-lo. Isto irá ajudar o primer e a pintura a ganhar aderência ao azulejo. Aspire o pó, e depois limpe os azulejos para remover qualquer excesso de poeira do lixamento.

  3. 3

    Reboque o azulejo se necessário e limpe qualquer detrito vindo da banheira ou ao redor, se necessário.

  4. 4

    Remova todos os utensílios que puderem ser removidos do azulejo; remova o registro chuveiro e das torneiras, se possível. Se você não puder retirar os utensílios, cubra-os bem com um saco plástico.

  5. 5

    Proteja as áreas em volta com a fita, tenha um cuidado especial com a banheira e proteja paredes ao redor e saboneteiras de parede.

    Pintando o azulejo

  1. 1

    Primeiro delimite a área da pintura. Isso pode ser feito pintando os cantos internos da parede de azulejos e nas bordas onde o azulejo encontra com o teto e a parede. Além disso, delimite em torno dos registros e em qualquer lugar onde o rolo não pode alcançar. Delimite com o primer se você estiver usando o mesmo e use pelo menos duas camadas de tinta.

  2. 2

    Borrife o azulejo do banheiro com uma lata de spray ou com uma pistola de spray. Pratique usando a pistola de spray ou com o spray em lata em um pedaço de papelão. O segredo de pintar com a lata é começar borrifando a 2 a 5 centímetros de distância do azulejo, e finalizar usando o spray de 2 a 5 centímetros além do azulejo. Pinte com traços suaves, usando várias camadas leves, não pinte demais ou a pintura pode escorrer.

  3. 3

    Use um rolo de espuma descartável, se você vai pintar com as mãos. Espuma tende a deixar poucas marcas e um rolo é melhor do que um pincel. Pinceladas provavelmente serão vistas se você estiver usando um pincel, seja de espuma ou de cerdas naturais.

  4. 4

    Siga as instruções do fabricante na hora de secar entre as camadas. Quando você terminar a pintura, não use o banheiro, chuveiro ou banheira por pelo menos 48 horas, dependendo da umidade em sua casa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível