Mais
×

Como pintar sobre azulejo já existente

Atualizada February 21, 2017

Como pintar por cima do azulejo já existente. Quando você quiser reformar o banheiro, você não precisa remover o azulejo antigo - caso você esteja querendo poupar dinheiro. Com as ferramentas certas e uma boa base de conhecimentos, você pode fazer isso. Algumas boas dicas vão ajuda-lo para que o trabalho fique mais fácil e assim você poderá pintar sobre um azulejo já existente.

Instruções

    Selecionando a pintura e os materiais

  1. Compare os diferentes tipos de tinta que são sugeridos para os azulejos ou cerâmicas e o jeito recomendável de fazer a aplicação da mesma.

  2. Escolha o tipo correto de primer caso o mesmo seja necessário; muitos tipos de pintura a látex requerem um primer. Uma pintura a base de alquídico ou óleo pode não precisar de um primer. Não deixe de ler as instruções do fabricante. Um dos melhores tipos de tinta para azulejo é o esmalte epóxi para aplicação, que é resistente e durável e você pode comprá-lo em latas de spray.

  3. Compre tinta e suprimentos necessários; não se esqueça de pegar fita, removedor de tinta, trapos, luvas e máscaras contra poeira. Decida se você irá utilizar latas de spray ou pistola de spray, se não, você vai precisar comprar escovas e rolos de espuma também.

    Preparação da superficie

  1. Limpe o azulejo do banheiro com uma mistura de vinagre e amônia para remover resíduos de sabão. Enxágue bem e deixe o azulejo seco, repita a limpeza e lavagem, se o azulejo ainda tiver sabão sobre ele. Para os resíduos mais difíceis de serem removidos, você pode comprar TSP (Fosfato trissódico) em uma loja de pintura, mas certifique-se de seguir cuidadosamente as instruções do fabricante.

  2. Lixe levente o azulejo do banheiro, apenas o suficiente para raspa-lo. Isto irá ajudar o primer e a pintura a ganhar aderência ao azulejo. Aspire o pó, e depois limpe os azulejos para remover qualquer excesso de poeira do lixamento.

  3. Reboque o azulejo se necessário e limpe qualquer detrito vindo da banheira ou ao redor, se necessário.

  4. Remova todos os utensílios que puderem ser removidos do azulejo; remova o registro chuveiro e das torneiras, se possível. Se você não puder retirar os utensílios, cubra-os bem com um saco plástico.

  5. Proteja as áreas em volta com a fita, tenha um cuidado especial com a banheira e proteja paredes ao redor e saboneteiras de parede.

    Pintando o azulejo

  1. Primeiro delimite a área da pintura. Isso pode ser feito pintando os cantos internos da parede de azulejos e nas bordas onde o azulejo encontra com o teto e a parede. Além disso, delimite em torno dos registros e em qualquer lugar onde o rolo não pode alcançar. Delimite com o primer se você estiver usando o mesmo e use pelo menos duas camadas de tinta.

  2. Borrife o azulejo do banheiro com uma lata de spray ou com uma pistola de spray. Pratique usando a pistola de spray ou com o spray em lata em um pedaço de papelão. O segredo de pintar com a lata é começar borrifando a 2 a 5 centímetros de distância do azulejo, e finalizar usando o spray de 2 a 5 centímetros além do azulejo. Pinte com traços suaves, usando várias camadas leves, não pinte demais ou a pintura pode escorrer.

  3. Use um rolo de espuma descartável, se você vai pintar com as mãos. Espuma tende a deixar poucas marcas e um rolo é melhor do que um pincel. Pinceladas provavelmente serão vistas se você estiver usando um pincel, seja de espuma ou de cerdas naturais.

  4. Siga as instruções do fabricante na hora de secar entre as camadas. Quando você terminar a pintura, não use o banheiro, chuveiro ou banheira por pelo menos 48 horas, dependendo da umidade em sua casa.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article