Piso de madeira é seguro sob um chuveiro?

Escrito por will gish | Traduzido por cristina moreira sampaio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Piso de madeira é seguro sob um chuveiro?
Chuveiros podem ajudar a economizar espaço, tomando o lugar de uma banheira (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

É natural querer saber se você pode instalar com segurança um chuveiro sobre um piso de madeira. Água e umidade causam estragos nessa superfície, então é uma ideia questionável. No entanto, se feito corretamente, a madeira será o material ideal sob o chuveiro. Você também pode instalar um chuveiro pré-fabricado em um piso de madeira, mas certifique-se de nunca instalá-lo de forma incorreta.

Outras pessoas estão lendo

Chuveiros caseiros

Um chuveiro caseiro constitui qualquer box construído do solo para cima. Você pode construir seu próprio chuveiro caseiro ou contratar um empreiteiro para concluir o trabalho para você. Um piso de madeira sólida fornece o material ideal para construir um chuveiro caseiro, mas apenas se você construí-lo corretamente. Ignorar os procedimentos de instalação ou construção pode causar a fuga da água através do chão do chuveiro e danificar seriamente um piso de madeira.

Construindo a base

A base de um chuveiro é constituída de camadas, incluindo o piso, a bacia, a pré-bacia e o chão do banheiro. A pré-bacia, que geralmente contém materiais tais como argamassa ou ripas de metal, proporciona uma barreira entre o tabuleiro do chuveiro e o piso. O tabuleiro é constituído por uma camada impermeável feita de uma membrana de líquido ou de plástico, tal como cloreto de polivinilo (PVC) ou de polietileno clorado (CPE). Essa camada impede qualquer vazamento de água através do chuveiro. O piso, construído a partir de materiais como telhas ou plástico moldado, abrange todas essas camadas.

Chuveiros pré-fabricados

Várias empresas produzem chuveiros pré-fabricadas. Esses box são comprados totalmente prontos e devem ser instalados em seu banheiro. Para isso, basta alinhar o ralo e torneira e aberturas com o dreno, torneira e botões. Esses box contêm suas próprias bases de chuveiro projetadas para evitar que a água vaze da unidade. Ao comprar um modelo desses, garanta que a unidade não necessita de peças adicionais, como uma bacia à prova d'água.

A forma errada de se fazer isso

Diversas empresas vendem pré-moldados plásticos feitos a partir de materiais como o acrílico. Muitas vezes, estas peças são nomeadas de "bases de chuveiro". No entanto, estas peças são apenas pisos de chuveiro, e não bases. Você não pode simplesmente comprar uma base pré-moldada, colocá-la no chão e alinhá-la com um dreno a menos que o fabricante ou um especialista, como um empreiteiro, garanta que a unidade resiste a vazamentos e não precisa de mais proteção. Nunca instale um chuveiro em uma sala com piso de madeira, a menos que você saiba que não há risco de vazamento. Se tiver dúvidas, contate um empreiteiro. Tenha cuidado com a instalação de um chuveiro "box" em um piso de madeira, pois a água pode facilmente escapar dessas unidades e acabar com todo o chão do banheiro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível