Como fazer um planejamento estratégico de cinco anos

Escrito por jessica jones | Traduzido por juliana soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um planejamento estratégico de cinco anos
Planejamento evita futuros imprevistos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Um planejamento estratégico de cinco anos ajuda a organizar os negócios e alcançar os objetivos necessários para obter lucro. O planejamento estratégico leva tempo e esforço, mas quando executado, um plano bem feito pode aumentar as vendas, a percepção dos clientes e a reputação de qualquer negócio - grande ou pequeno. Ao fazer um planejamento estratégico, é importante decidir qual rumo os negócios devem tomar e o que deve ser feito para que siga nesta direção. Também é preciso considerar as alterações operacionais e processuais internas ao criar um plano.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Como fazer um planejamento estratégico de cinco anos

  1. 1

    Reúna um grupo que represente todos os departamentos de seu negócio. Dependendo do tamanho do negócio, os times de planejamento estratégico não devem exceder oito pessoas.

  2. 2

    Crie a visão e a missão. A visão é um texto de uma ou duas frases que expresse onde o negócio deve estar no futuro. A missão pode ter um parágrafo ou mais. Este texto explica os valores e intenções do negócio.

  3. 3

    Crie uma lista de objetivos de curto prazo. Estes objetivos podem incluir aumentar o número de funcionários, mudar para um lugar maior, aumentar a percepção dos clientes a respeito dos produtos e serviços ou fazer mudanças internas na operação ou gerência. Objetivos de curto prazo são os que podem ser atingidos no primeiro ou segundo ano em um planejamento estratégico de cinco anos.

  4. 4

    Crie uma lista de objetivos de longo prazo. Estes objetivos devem ser atingidos no período de cinco anos e podem incluir aumentar as vendas em um certo percentual, criar novos produtos e serviços, implementar novos procedimentos ou tarefas operacionais, a expansão da empresa ou, em alguns casos, a redução. Os objetivos de longo prazo devem ser implementados em fases (por exemplo, se quiser expandir a empresa, alugar um espaço para o depósito, contratar novos funcionários ou introduzir novos produtos, estes itens podem ser finalizados no período de cinco anos).

  5. 5

    Defina objetivos mensuráveis e prazos para atingi-los. Estes são os objetivos de curto e longo prazo que podem ser medidos através de um aumento na produção, nas vendas ou no interesse do cliente. Objetivos mensuráveis ajudam a manter os funcionários motivados e permitem que os membros da equipe façam mudanças se os objetivos não forem atingidos no prazo estabelecido.

  6. 6

    Determine possíveis maneiras para atingir os objetivos de curto e longo prazo. Pense junto com os membros da equipe em novas ideias e conceitos. Mesmo que algumas ideias não sejam usadas, o brainstorm é a melhor maneira de envolver todos os departamentos da empresa. Garanta que todos os membros da equipe possam contribuir nestas sessões.

  7. 7

    Coloque a visão e a missão, assim como os objetivos de curto e longo prazo e maneiras para atingi-los em um relatório, que também inclua o orçamento, as previsões financeiras e outras informações financeiras. Este é o seu plano estratégico para cinco anos.

Dicas & Advertências

  • Criar uma atmosfera de equipe ajuda a motivar os funcionários.
  • Crie um jornal mensal, cumpra com as reuniões mensais com funcionários ou envie alertas por e-mail para que os funcionários se sintam incluídos nas alterações estratégicas.
  • Não espere mudanças drásticas da noite para o dia. Implementar políticas, nova operações e outras mudanças ao atingir os objetivos de curto e longo prazo fazem parte de um processo lento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível