Vantagens da terceirização para a Nike

A Nike terceiriza grande parte de sua produção

shoe image by max blain from Fotolia.com

A marca Nike é uma das mais facilmente reconhecíveis do mercado de bilhões de reais de calçados, e ela é mais conhecida por suas práticas de terceirização. Ela é mais famosa por seus calçados, mas também possui segmentos das indústrias esportivas e de roupas. Ela possui centenas de fábricas e várias empresas que subcontrata para desenvolver e fabricar seus produtos. Essa terceirização possui muitas vantagens possíveis para a Nike Corp.

Redução de custos

A redução dos custos desnecessários através da terceirização é um recurso valioso para a Nike. O corte de custos através da contratação de mão-de-obra barata ou da operação de fábricas de menor custo permitem que a Nike invista os lucros extras em outras partes de seu negócio, como propaganda, aumentando seu potencial de crescimento. Além disso, os custos operacionais reduzidos possuem mais chance de atrair e reter investidores, pois mais dinheiro pode ser investido para aumentar os lucros do negócio.

Aumento de competitividade

Como a Nike pode produzir seus produtos de forma mais eficiente e reduzir seus custos através da terceirização, pode oferecer preços mais competitivos, permitindo que a Nike tenha preços mais baixos que as outras marcas que vendem produtos semelhantes. A redução da competição permite que a Nike aumente sua participação no mercado de alguns produtos específicos.

Finanças e redução de risco

A terceirização permite que a Nike evite algumas das obrigações financeiras a que estaria sujeita devido à legislação tributária dos Estados Unidos. Além disso, ao terceirizar, ela assume menos riscos associados à produção, como responsabilidades por indenizações.

eHow Brasil
×