Tecnologia

Como fazer uma planilha para manter o controle das contas

Escrito por jeffrey ober | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros

Quando a economia está em baixa, na maioria das vezes, pode ser muito difícil dar conta dos gastos até receber o próximo pagamento e ainda guardar um pouco de dinheiro. Quando a economia está em alta, é difícil manter o controle da quantidade de dinheiro que você gasta. Para ajudar a planejar o seu orçamento e equilibrar suas contas, você pode fazer uma planilha no computador com a maior facilidade e rapidez. O documento não vai fazer o seu dinheiro multiplicar para pagar as contas, mas ele poderá ajudar você a cortar gastos desnecessários.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Controle seus gastos. Você vai precisar acompanhar o valor das contas pelo menos por três meses para encontrar a média total que você está gastando. Durante três meses, observe no que o seu dinheiro está sendo aplicado, cada real gasto. Divida as despesas em categorias, por exemplo, casa, restaurantes e entretenimento.

  2. 2

    Abra o programa de tabelas do computador e crie uma nova planilha em branco.

  3. 3

    Escreva os nomes dos tipos de despesas, começando na célula B1. Todos os nomes devem ser inseridos na primeira coluna. Por exemplo, na célula B1, você pode escrever "hipoteca", na B2, "conta de energia", na B3, "conta de água", e assim por diante.

  4. 4

    Coloque o valor médio gasto para cada item na coluna 2, ao lado dos itens que você listou. Por exemplo, se a sua hipoteca é de R$ 2.000 por mês, digite "2000" na célula B2. Certifique-se de digitar somente os números, sem símbolos ou vírgulas.

  5. 5

    Some todas as suas contas do mês. Na célula abaixo dos valores, digite =SOMA (). Após abrir o parêntese, selecione todas as células onde estão os valores em real e pressione a tecla Enter. Isso irá colocar um cálculo na célula que irá somar todas as células acima, mesmo quando você mudar os valores.

  6. 6

    Digite o valor total dos seus ganhos mensais na célula abaixo do total somado no passo 5. Só para lembrar, não digite vírgulas ou outros caracteres, apenas os números.

  7. 7

    Insira a fórmula do total das despesas mensais na próxima célula abaixo. Se a soma feita no Passo 5 estiver na célula B15 e a do Passo 6 na B16, a fórmula desse passo e o que deve ser digitado é =B16-B15.

  8. 8

    Controle suas contas. Se o total do Passo 7 for um número negativo, você estará gastando mais do que ganha. Procure diminuir os valores nas células próximas aos totais de despesas (talvez reduzir os gastos com entretenimento ou jantar fora) até você sair do vermelho e suas contas estiverem equilibradas. Se você não puder reduzir os gastos, terá que encontrar uma maneira de aumentar sua renda.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media