Como fazer uma planilha de orçamento

Escrito por elizabeth wolfenden | Traduzido por ilve maria
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Como fazer uma planilha de orçamento
Faça uma planilha de orçamento (http://www.sxc.hu/photo/1186815 (foxumon ))

Na economia difícil que temos hoje, a construção de uma planilha de orçamento é muito bem-vinda. É essencial não só saber quanto dinheiro você tem disponível para gastar, mas também poder observar exatamente onde o dinheiro está sendo gasto, em uma base regular. Além disso, utilizar uma planilha, ao invés do velho papel e caneta, pode tornar a experiência do orçamento mais rápida, fácil e eficiente. Felizmente, a construção de uma planilha de orçamento é um procedimento relativamente simples, que qualquer pessoa pode fazer com este simples passo-a-passo.

Nível de dificuldade:
Fácil

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Instruções

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    Crie uma coluna para todos os seus rendimentos. Inclua a renda de todas as fontes, onde entra o seu salário, algum tipo de bônus e até mesmo a renda de um hobby que você tenha. Na parte inferior da coluna, vai o total dos montantes. Uma maneira fácil de fazer isso é usar a fórmula "SUM". Esta fórmula começa com um sinal de igual seguido da palavra SUM, com o intervalo de células que você deseja adicionar e colocando depois entre parênteses. Por exemplo, digite a fórmula "= SUM (A1, A20)" e ela irá somar todas as células de A1 a A20. Há também um botão para essa fórmula localizado em algum lugar na barra de ferramentas superior, mas pode ser melhor usar apenas a fórmula, se você não tiver certeza de onde o botão está localizado em seu programa de planilha.

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    Crie outra coluna para suas despesas. Inclua todas as despesas fixas, como pagamento de financiamentos, bem como as despesas variáveis, como contas de supermercado ou pagamentos de cartão de crédito. Certifique-se de incluir todos os gastos que você tem, até mesmo despesas diversas que podem não acontecer todos os meses. Por exemplo: impostos, manutenção do carro, compra de roupas, férias e despesas eventuais; são todas as coisas que devem ser consideradas e incluídas na planilha. Quando terminar de listar todas as despesas previstas, use a fórmula "SUM" novamente para ver o total de todas as suas despesas.

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    Crie uma coluna de despesa atual para controlar os seus gastos atuais. Geralmente, é mais útil adicionar essa coluna antes ou logo após a coluna de despesas previstas. Toda vez que você fizer qualquer tipo de compra ou pagamento, coloque a informação na planilha. Isso lhe dará uma boa noção dos seus gastos reais ou se algum ajuste na planilha terá que ser feito. Use a fórmula "SUM" novamente para recalcular essas despesas mensais como você fez nas duas etapas anteriores.

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    Clique em uma célula perto da parte inferior das colunas de despesas e de renda. Insira uma fórmula para subtrair as despesas a partir do resultado da sua renda. Um exemplo desta fórmula seria "= A10-B10", onde A10 seria o resultado da sua coluna de renda e B10 seria o resultado da sua coluna de despesas. O número resultante deve ser sempre positivo. Se o número for negativo, significa que você está gastando mais do que recebendo e deve-se considerar seriamente a redução de despesas ou aumento da sua renda.

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    Decida se você gostaria de ir além de um simples orçamento. Enquanto os passos acima são suficientes para lhe mostrar um orçamento básico, algumas pessoas acham que é útil ir além desses passos básicos. Coisas como agrupar despesas por categoria ou colocar fórmulas para calcular porcentagens ou proporções, podem ser adicionadas a qualquer orçamento para se ter uma análise mais detalhada e profunda. Criar uma planilha de orçamento é uma tarefa pessoal e que possui uma infinidade de opções, por isso, reflita e decida quais itens adicionais atenderiam melhor às suas necessidades.

Dicas & Advertências

  • Se quiser uma opção mais fácil do que fazer uma planilha de orçamento, você pode simplesmente baixar um modelo de planilha. Confira a seção de recursos, onde você encontrará um link para o site da Microsoft, que você poderá achar vários modelos de planilhas de orçamento diferentes. Esses modelos foram projetados para serem usados com o Microsoft Excel, mas você pode conseguir abrí-los com outro software de planilha também.
  • Lembre-se sempre de salvar sua planilha regularmente para evitar a perda de dados importantes.

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