Planos de aula com atividades e unidades dos Estudos Sociais para o ensino elementar

Escrito por jessica pope | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Planos de aula com atividades e unidades dos Estudos Sociais para o ensino elementar
Atividades interativas ajudam alunos do ensino fundamental a perceber a relação entre si mesmos, a cultura e a sociedade (Katy McDonnell/Digital Vision/Getty Images)

Estudos sociais no ensino fundamental abrangem várias unidades de estudo diferentes. A maioria dos planos de aula foca sua atenção em uma área de estudo, embora alguns planos possam misturar duas ou mais unidades. Os alunos aprendem melhor tendo planos de aula que incluam atividades interativas. Esse tipo de atividades ajuda a perceber o significado dos fatos que os alunos aprendem. Elas também aumentam o desejo de participar ativamente no processo de aprendizagem.

Outras pessoas estão lendo

Atividades para as unidades de história

Use atividades que expliquem o significado de certos acontecimentos históricos para o momento presente. A atividade "Imaginem se" encoraja os alunos a pensar sobre como seria a vida se a história tivesse decorrido de forma diferente. Divida a turma em grupos. Dê a cada um dos grupos um lembrete como: "Imaginem se as mulheres nunca adquirissem o direito de votar?" ou "Imaginem se os colonos nunca tivessem se instalado no Brasil". Peça aos alunos para criarem histórias individuais ou em grupo baseadas no lembrete. Dramatize os momentos do passado colocando a turma a fazer teatro. Deixe os alunos criarem suas máscaras e representar acontecimentos históricos relevantes como a assinatura da declaração da Independência do Brasil.

Atividades para as unidades de geografia

Ajude os alunos a ampliar o seu sentido de localização tendo lições de geografia que os auxiliem a desenvolver o pensamento crítico e a cartografia. Uma atividade criativa para ser usada na aula de geografia é o Globo dos Alimentos. Dê a cada aluno um globo ou mapa em branco para preencher com cinco dos seus alimentos preferidos. No mapa, você deve identificar a origem de cada alimento, as rotas comerciais que apresentaram esse alimento aos brasileiro e a rota feita nos dias de hoje desde o ponto de origem até chegar a um supermercado. Delimite no mapa a parte de dentro da escola ou da sala de aula e atribua a longitude e latitude à mesa do professor, ao quadro negro e à porta. Essas atividades enfatizam a importância da localização na interação social.

Atividades para as unidades sobre o estado

Os alunos do ensino fundamental têm capacidades intelectuais e linguísticas necessárias para aprender conceitos como direito e democracia. Organize visitas de estudo a tribunais distritais ou outros edifícios governamentais locais. Dê aos alunos uma oportunidade para observar o modo como funciona o governo, o que o ajuda a elaborar lições de âmbito legislativo, executivo e judicial. Organize um debate usando o procedimento parlamentar. Promova o pensamento crítico dos estudantes efetuando tarefas que exijam dos alunos a capacidade para examinar os benefícios e os desafios da democracia.

Unidades sobre as culturas antigas

A maioria dos programas de Estudos Sociais abrange as sociedades antigas como o Egito e a Mesopotâmia. Construa uma cápsula do tempo pedindo a cada aluno que escolha um artefato relevante culturalmente para colocar em uma caixa que vai ser enterrada na terra. Discuta na turma o que você acha que as pessoas vão pensar da sociedade contemporânea daqui a 100 anos quando abrirem a caixa. Essa atividade chama a atenção para as dificuldades existentes na verificação dos fatos históricos. Debata com os alunos semelhanças e diferenças entre a cultura contemporânea e as culturas antigas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível