Planos de aula para ensinar as crianças sobre agricultura orgânica

Escrito por joe murray | Traduzido por ana aquino
Planos de aula para ensinar as crianças sobre agricultura orgânica
Galinhas que caminham livremente são comuns em fazendas orgânicas (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

A agricultura orgânica é definida como o processo de produção de comidas naturais, sem usar fertilizantes químicos sintéticos ou organismos geneticamente modificados no geral. Nos Estados Unidos, as fazendas orgânicas precisam ser certificadas e aprovadas anualmente pelo Departamento de Agricultura. O interesse por hortas em escolas e agricultura orgânica cresceu com a iniciativa de um jardim orgânico da primeira dama Michele Obama, que é uma horta montada pela primeira dama na Casa Branca. Os frutos de sua horta não só fornecem comida para os jantares da Casa Branca como também educam crianças sobre vegetais e frutas saudáveis que crescem de forma orgânica.

Da fazenda para a escola

Farm to School (Da fazenda para a escola) é um programa nacional em operação em 47 estados americanos, que faz a ligação entre as escolas e as fazendas locais. Cada programa do Farm to School é formado de forma local, e tem o objetivo geral de ensinar os alunos sobre o caminho que o alimento faz entre o campo e a mesa. Muitos estados oferecem recursos ao programa, incluindo lições sobre agricultura biológica e jardinagem. No estado da Georgia, por exemplo, as escolas têm um currículo completo que incluem visitas a fazendas urbanas.

Horta nas escolas

As hortas nas escolas estão tornando-se populares nos Estados Unidos. Por exemplo, na costa oeste, foi criado o California School Garden Network para ajudar as escolas a começar e sustentarem projetos envolvendo hortas. Esse programa oferece recursos para ajudar escolas a fazerem suas hortas crescerem. A Edible Schoolyard é uma aula de horta orgânicas e cozinha em Berkeley, Califórnia, patrocinado pela Fundação Ches Panisse. Esse programa está funcionando desde 1995 e oferece muitos recursos para outras escolas.

Planos de ensino para pré-escola

As crianças mais jovens nos primeiros anos do jardim de infância aprendem sobre fazendas e de onde os alimentos vêm. Nesse nível, os alunos se familiarizam na sala de aula com a agricultura, observando as plantas que crescem a partir de sementes, ou mesmo, caso o espaço permita, começando uma pequena horta orgânica. Fazer um passeio até uma fazenda orgânica é muitas vezes uma boa maneira de introduzir o conceito de agricultura orgânica para as crianças.

Lições para o fim do ensino fundamental

Em um plano de aula desenvolvido pela Rede de Aprendizagem do New York Times, sob o título "Organic, Slow or Local: Exploring Food-Based Communities", o autor compartilha uma aula completa sobre como as comunidades se reúnem por compartilharem as mesmas convicções sobre a produção de alimentos. Alunos no fim do ensino fundamental trabalham em pequenos grupos, abordando uma série de questões que surgem na produção de uma horta orgânica, incluindo os benefícios desse tipo de plantação. Esse plano de aula incorpora vários assuntos fundamentais como saúde, linguagem artística, educação agrícola e habilidades para vida.

Um programa na Carmel Middle School, na Califórnia, chamado de MEarth pode ser usado em outras escolas. Concentrando-se na alfabetização ecológica, o curso de seis semanas para alunos da 6ª série demonstra o uso da sustentabilidade no estilo de vida de cada um, incluindo jardinagem orgânica. O curso é organizado em torno da filosofia "da sementa à mesa", que dá aos alunos a oportunidade de aprender sobre todos os aspectos de uma agricultura orgânica, desde fotossíntese às aulas sobre cozinhar.

Lições para o ensino médio

Os organismos geneticamente modificados, ou transgênicos, são aqueles que, de alguma forma, tiveram seu genoma alterado. Os alimentos orgânicos certificados não contêm esses organismos; de acordo com o Programa Nacional de Orgânicos da Agência Nacional de Proteção Ambiental americana, mesmo aqueles produtos que são parcialmente orgânicos, não podem conter organismos geneticamente modificados. A questão dos transgênicos é controversa, e a PBS desenvolveu um plano de aula que apresenta debates acerca dos problemas que envolvem modificações genéticas na comida. Através desse programa, os alunos do ensino médio podem entender melhor a questão dos transgênicos, sendo capazes de discutir criticamente os prós e os contras dos alimentos transgênicos versus agricultura orgânica nos EUA e no resto do mundo.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível