×
Loading ...

Planos de aula com o filme "Sociedade dos Poetas Mortos"

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Dirigido por Peter Weir, "Sociedade dos Poetas Mortos" é um filme escrito por Tom Schulman, lançado em 1989. Indicado a 4 Oscars, e ganhando o de Melhor Roteiro Original, o filme segue as desventuras do dolorosamente tímido estudante Todd Anderson e seus amigos, enquanto são ensinados pelo professor Keating, cujos métodos são inconvencionais. Cada personagem na aula de Keating muda ao longo do filme, indelevelmente marcados pelo professor que, em certo ponto, afirma, "Não interessa o que te digam, palavras e ideais podem mudar o mundo." Se estiver lecionando inglês, considere usar o filme como ponto de partida para vários planos de aula.

Robin Williams interpretou o professor Keating, nesse filme que rendeu mais 236 milhões de dólares nas bilheterias (Andrew H. Walker/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Poesia do filme

Antes de passar o filme para os alunos, imprima a poesia que é vista nele. Mesmo com muitos poemas, inclua: "Ó Capitão! Meu Capitão," de Walt Whitman, "Para as Virgens Aproveitarem Melhor o seu Tempo," de Robert Herrick e "O Profeta," de Abraham Cowley. Peça aos alunos que leiam os poemas e selecionem o que significa mais pra eles pessoalmente. Como tarefa, instrua os alunos a escrever um ensaio curto sobre a importância particular daquele poema. O ensaio deveria incluir suas interpretações dos poemas. Na próxima aula, peça que eles leiam em voz alta, primeiramente lendo o poema interpretando-o em termos de cadência e enfase em palavras e frases. Em seguida, pergunte se suas interpretações dos poemas mudaram depois de ver o filme.

Loading...

Diário

Além de Todd Anderson, há vários personagens importantes nas aulas do professor Keating, Knox Overstreet, Charlie Dalton, Richard Cameron, Steven Meeks e Grard Pitts são personagens destacados proeminentemente. Passe o filme para sua turma. Discuta o arco de cada um desses personagens, inclusive de como eles começam o filme e como eles mudam devido suas experiências. Como exercício de escrita, peça que façam anotações sobre cada personagem, como num diário Deixe que os alunos decidam em que ponto do filme essa anotação deve acontecer. Essas anotações devem reproduzir a voz dos personagens e o ponto de vista de suas experiências na escola e nas aulas do professor Keating. Peça que cada anotação seja feita entre uma e três páginas, para que os alunos tenham espaço para realmente incorporar o personagem.

Uma olhada no Professor Keating

O Professor Keating é a força motora por trás do filme;são as experiências em sua sala que inspiram mudanças em cada um dos personagens. Depois de ver o filme, comece uma discussão sobre o Professor Keating enquanto personagem. Faça perguntas como "Ele foi um professor eficiente?" ou "Porque os alunos se sentiram tão atraídos pela sua forma de ensino?" ou "Você acha que esse método é efeitvo ainda?" Essa discussão não apenas explora Keating como personagem, mas estuda também a dinâmica da relação professor/aluno. Como alternativa para uma discussão aberta, faça uma folha de atividades com 10 perguntas sobre Keating onde os alunos devem responder explicando seus argumentos.

Eventos históricos

Parte do processo de compreender a arte é saber quando ele aconteceu. "Sociedade dos Poetas Mortos" acontece em 1959, quase uma década após a segunda guerra mundial, anos antes do Vietnã e os E.U.A. nem tinham chegado à Lua ainda. Em 1959, Castro assumiu o poder em Cuba, americanos de descendência japonesa oficialmente reconquistaram sua cidadania, estreava a série "Bonanza" na TV, e "Raisin in the Sun," a primeira peça feita por uma afro americana estreava na Broadway. Discuta como esse contexto histórico afeta as escolhas dos personagens no filme. Como tarefa, instrua os alunos a escrever sobre como as escolhas dos alunos poderiam ser diferentes se eles vivessem em dias atuais, dado o nosso atual contexto histórico.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...