Mais
×

Como plantar gengibre

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O gengibre é um intensificador de sabor em muitas receitas, de salgados a doces, além de ser o principal ingrediente do refrigerante chamado "ginger ale". O sabor vem da raiz da planta do gengibre, que está disponível na maioria dos supermercados e lojas de produtos naturais. Como a raiz do gengibre é um bulbo, brotos adicionais crescem a partir de seu sistema radicular principal, chamados de rizomas. Você poderá plantar esses rizomas para cultivar seu próprio gengibre.

Instruções

O gengibre é um tubérculo cultivado a partir de rizomas (fresh ginger image by Brett Mulcahy from Fotolia.com)
  1. Compre um rizoma de gengibre de uma loja de jardinagem, viveiro de mudas ou sites fornecedores de plantas.

  2. Insira um palito de dentes nas laterais do rizoma de gengibre de forma que 1/3 do bulbo fique abaixo dos palitos.

  3. Pendure o rizoma de gengibre dentro de um copo estreito, de maneira que os palitos de dentes se apoiem na borda do copo.

  4. Encha o copo com água da torneira até quase atingir os palitos. Aproximadamente 1/3 do rizoma deverá ficar submerso na água.

  5. Coloque o copo em um local reservado até que o rizoma de gengibre produza raízes. Coloque mais água no copo periodicamente, já que ela irá evaporar.

  6. Espere até que as raízes cresçam aproximadamente 2,5 cm e plante o rizoma em um vaso três a quatro vezes maior que o tamanho das raízes. Coloque 3/4 de terra no vaso e faça um buraco no centro. Remova os palitos do rizoma e coloque-o no vaso. Cubra o gengibre com a terra restante.

  7. Regue o vaso até a terra ficar úmida e coloque-o em um local ensolarado. Cultive o rizoma ao ar livre durante o tempo quente ou em ambientes fechados, perto de uma janela, até que o gengibre produza brotos.

Dicas

  • As raízes de gengibre poderão ser colhidas três ou quatro meses após aparecem os primeiros brotos.
  • Os rizomas de gengibre também crescerão se plantados diretamente no solo, mas eles levarão mais tempo para brotar. Colocá-los na água primeiro e depois plantá-los resultará em um crescimento mais rápido.

O que você precisa

  • Palitos de dente
  • Rizoma de gengibre
  • Vidro
  • Água
  • Vaso
  • Terra adubada
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article