Mais
×

Que tipo de plantas afastam os pernilongos?

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma nuvem de pernilongos esfomiados pode facilmente transformar em um inferno atividades de lazer realizadas ao ar livre, como jogos de futebol, piqueniques ou uma reunião com amigos à noite. Se você preferir controlar o problema sem o uso de inseticidas e repelentes, é possível colocar em seu jardim ou projeto de paisagem certas plantas que os afastam. Alternativamente, pode-se amassar suas folhas e colocar os óleos obtidos em sua pele para utilizar como um repelente individual. Algumas pessoas são alérgicas a esses óleos e, portanto, deve-se experimentá-los em uma pequena área da pele antes de aplicá-los no corpo inteiro. Além do mais, deve-se consultar um médico para ver se não haveria nenhum problema à sua saúde.

Afaste os pernilongos com nepentas e gerânios cheirosos (Simon Murrell/Polka Dot/Getty Images)

Gerânios

Os gerânios cheirosos são parte da família Pelargonium e originaram-se na África do Sul. Essa planta, ao contrário dos gerânios comuns, não são conhecidos por suas belas flores, mas sim por seu cheiro cidroso que espanta os pernilongos. Ela é ainda mais eficaz se as folhas forem amassadas e passadas na pele.

Erva cidreira

A erva cidreira tem um aroma citroso, agradável e forte que deixa os pernilongos longe. Os mosquitos detestam o óleo de citronela contido em suas folhas. A variedade Quedlinburger niederliegende é a que mais contém esse óleo. A maioria das ervas cidreiras podem crescer ao sol ou parcialmente à sombra e são também utilizadas para tratar males como estresse, dores de cabeça, problemas gastrointestinais, problemas para dormir e ansiedade.

Capim citronela

A citronela é um capim áspero que cresce em agrupamentos e pode alcançar até 1,5 m de altura. Seu nome científico é Cymbopogon nardus e faz parte das famílias Poaceae e das gramíneas. A citronela cresce melhor se ficar ao sol o dia inteiro e em climas quentes. Ela poderá não sobreviver se o inverno for frio demais e, portanto, pode ser necessário replantá-la na primavera. Ela é também fonte do óleo de citronela que é utilizado em vários repelentes comerciais.

Nepenta

A nepetalactona, um óleo essencial encontrado nessa planta, é adorada pelos gatos e odiada pelos pernilongos. De acordo com um estudo feito pela Iowa State University, a nepenta repele-os com uma eficiência 10 vezes maior que o DEET (dietil-m-toluamida), que é o princípio ativo de vários repelentes comerciais. A nepenta é uma erva vivaz que faz parte da família das mentas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article