Casa

Plantas de sombra em vaso

Escrito por angela baird | Traduzido por rúben carlos esteves
Plantas de sombra em vaso

Uma variedade de plantas de sombra dentro de um vaso dá-lhe um recurso artístico

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O uso de vasos com plantas de sombra é uma forma de ter um jardim em que essas plantas não vão interferir com as raízes das outras árvores. O seu cultivo é uma opção para aqueles que têm uma sacada à sombra em áreas urbanas. Os vasos não precisam ser regados com tanta frequência, assim como deixados ao Sol. Sendo assim, ter plantas de sombra em vaso é econômico e o custo de cultivo e nutrição é mínimo.

Outras pessoas estão lendo

Compreendendo a sombra

Nem toda a sombra é criada de forma igual. É importante avaliar o espaço do seu jardim que está à sombra, antes de selecionar as plantas que crescerão no seu interior. A sombra clara chega a atingir seis horas de Sol pela manhã ou pode obter reflexos a partir de paredes ou estruturas circundantes. Essa é a sombra adequada para as plantas de sombra parcial. Uma sombra colorida é interrompida através da luz filtrada, como, por exemplo, através dos ramos e folhas de árvores decíduas. As plantas de sombra parcial florescem aqui. A sombra densa não permite ver a luz solar ao longo do dia devido aos edifícios altos ou às cercas grossas sempre verdejantes.

Reserva de flores que se adaptam ao ambiente de Sol e sombra

Se você prefere algo mais moderno, não deixe de usar Impatiens e begônias. Essas flores não só prosperam em vasos, mas preferem um local com sombra, não suportando o calor do Sol de verão. As begônias têm inúmeras variedades e tipos de flor que vão desde as pétalas suaves às flores duplas lisas e franzidas. As Impatiens ostentam a mesma seleção de variedades; a Impatiens Nova Guiné, ou Impatien hawkerii, é popular devido ao seu esplendor, ao florescimento ao longo da temporada e à folhagem grande, escura e cerácea.

Folhagem deslumbrante

Equilibre seus vasos com plantas de sombra combinando-os com folhagem colorida. As plantas que você deve usar são: os cólios, as hostas e a hera. Apesar de não serem variadas, as samambaias acrescentam elegância a um arranjo de plantas de vaso e desenvolvem-se na sombra. Algumas espécies de begônia, como, por exemplo, a Exotica, têm folhas multimatizadas. Procure por folhas-de-sangue, lindenii de Iresine, para animar um vaso de flores. Algumas plantas suculentas também vão tolerar um vaso com sombra. Esse tipo de planta inclui a babosa americana (Agave americana) e o botão-de-mescal (Agave parryi).

Coisas novas

É divertido testar as escolhas que você faz. Algumas vezes, você pode se surpreender ao ver desenvolvendo uma planta de sombra que julgava incapaz de prosperar. Você pode tentar plantar lírios-de-cana, trombetas-de-anjo, petúnias híbridas e lavanda, ainda que sejam plantas que preferem a luz solar. O truque é testar e ver aquilo que funciona melhor no seu jardim à sombra com vasos.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media