Mais
×

Como podar parreiras e seus galhos

Atualizado em 21 novembro, 2016

O cultivo de uvas é uma experiência muito gratificante para muitos jardineiros. Como muitas outras plantas de jardim, a parreira exige desbaste, adubação e cuidados gerais, mas mais do que tudo isso, as uvas precisam de podas. Sem ser podadas, as uvas têm o hábito de crescer demais e produzir cachos de uva além da sua capacidade de suporte. Se você podar regularmente sua videira, você pode conter produtividade e mantê-la saudável para temporadas vindouras.

Instruções

Aprenda a podar sua parreira corretamente (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

    Procedimento

  1. Crie uma agenda de poda. As uvas são melhor podadas durante a dormência, no final do inverno ou início da primavera. Tome nota das datas em que suas parreiras se tornam ativas e evite podas durante esses períodos. Selecione um mês durante o qual podar, para evitar uma poda excessivamente tardia. Não pode a videira durante o seu primeiro ano para que a planta estabeleça um sistema radicular saudável.

  2. Pode a parreira para obter um tronco forte. Numa uma videira de primeiro ano, você vai notar vários caules crescendo a partir da raiz. Corte todos menos os mais fortes, que vão servir como tronco principal da sua videira. Faça isso somente durante o período de dormência.

  3. Podar o tronco para obter estrutura. Quando sua videira atingir a altura desejada, corte o tronco na parte superior para encaixar seus suportes. Isso incentiva a videira a produzir de ramos de frutificação ao invés de continuar a crescer verticalmente.

  4. Identifique os ramos de frutificação: usando tiras de pano colorido, marque os ramos que você deseja manter, os quais devem ter pelo menos 1 ano de idade, e irão tornar-se suas principais fontes de frutas. Não é necessário manter todos os ramos intactos; se quiser, mantenha apenas os melhores produtores.

  5. Pode as ramas. As ramas se apresentam como braços finos dos ramos de frutificação. Utilizando suas tesouras de poda, remova todas as ramas até a base.

  6. Pode os ramos. A poda adequada segue a regra "30 mais 10." Isso significa que para cada meio quilo de uva que você removeu a partir da planta, você deve deixar para trás 30 gomos na planta. Cada meio quilo que você remover requer um adicional de 10 gomos deixados em paz. À medida que você começar a remover os cachos, pese os galhos com sua escala e conte o número de botões que você deixou para trás. Não se preocupe se você acabar podando demais, sua planta pode experimentar uma leve subprodução na colheita do próximo ano, mas a própria videira permanecerá incólume. O excesso de ramas devem ser podadas mais próximo ao tronco da uva quanto possível, e não devem ser incluída na regra de "30 mais 10".

  7. Pode os brotos de renovação. Diretamente abaixo dos ramos da videira estão pequenos ramos. Podar todos menos dois deles em cada ramo. Esses brotos de renovação irão substituir a madeira mais velha, uma vez que esta já não produzirá mais colheitas adequadas. Permita que estes botões continuem a crescer, mas pode-as o suficiente para que eles não tomem conta de toda a videira.

O que você precisa

  • Pedaços de pano coloridos
  • Tesoura de poda
  • Régua
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article