on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer um poliedro com palitos e marshmallows

Atualizado em 23 março, 2017

Poliedros são estruturas que não têm nenhuma superfície curva. Dentre os poliedros comuns incluem-se os cubos e as pirâmides. A construção física dessas estruturas pode ser um processo divertido e educativo. Um aluno que constrói poliedros com palitos e marshmallows pode inspecionar as formas de uma maneira mais visual e palpável, o que pode aumentar o seu entendimento da fórmula do poliedro e de outros conhecimentos matemáticos relacionados. Palitos e marshmallows são materiais baratos e facilmente disponíveis que podem ser utilizados para ensinar individualmente ou em grupos.

Instruções

A pirâmide é um poliedro (NA/AbleStock.com/Getty Images)

    Pirâmide

  1. Coloque três palitos formando um triângulo. Use um marshmallow para ligar cada um dos cantos, pressionando a extremidade dos palitos nos marshmallows.

    Loading...
  2. Pressione um palito em cada canto do marshmallow, inclinado os em direção ao centro.

  3. Conecte as extremidades restantes dos três palitos com um único marshmallow.

    Cubo

  1. Faça um quadrado usando quatro palitos. Coloque um marshmallow em cada canto e pressione as extremidades dos palitos adjacentes no marshmallow.

  2. Repita o passo 1 para criar um segundo quadrado idêntico ao primeiro.

  3. Pressione um palito na vertical em cada canto do marshmallow do primeiro quadrado. Alinhe o segundo quadrado por cima e pressione as extremidades dos palitos restantes no marshmallows do segundo quadrado.

    Diamante

  1. Faça um quadrado com quatro palitos. Use marshmallows para conectar os cantos.

  2. Coloque um palito no topo de cada marshmallow. Deve-se então reuni-los e prender as extremidades com um único marshmallow.

  3. Coloque um palito no fundo de cada um dos marshmallows da etapa 1. Depois você precisa reuni-los e juntar as extremidades com um único marshmallow.

Loading...

Dicas

  • Jujubas ou outros doces pegajosos podem ser usados no lugar de marshmallows. Teste cada poliedro com a Fórmula dos Poliedros: Faces + Vértices - Bordas = 2.

Referências

Loading ...
Loading ...