Alternativas para o polissorbato 20

Escrito por casandra maier | Traduzido por beatriz palma
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alternativas para o polissorbato 20
Certifique-se de ler rótulos e comprar produtos com componentes alternativos, se você for sensível ao polissorbato 20 (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Encontrado em cosméticos e produtos domésticos, o polissorbato 20 é um ingrediente muito utilizado, devido a suas propriedades emulsificantes. Os emulsificantes são componentes que fazem com que substâncias imiscíveis se misturem, como, por exemplo, a água e o óleo. O polissorbato 20 é adicionado a produtos como cremes hidratantes, limpadores faciais, sabonetes para o corpo, loções tônicas e purificadores de ar, assim como sprays para o corpo e para roupas. Se você deseja fazer ou comprar um produto de beleza, talvez seja necessário encontrar uma alternativa para o polissorbato 20, sendo que ele pode, ocasionalmente, causar irritações na pele.

Outras pessoas estão lendo

Sobre o produto

Polissorbato 20 é um derivado do sorbitol, um ingrediente natural. O polissorbato, por sua vez, não é natural. Na verdade, ele é carcinogênico, devido ao fato de ser tratado com vinte partes de óxido de etileno. Há outros tipos mais "altos" de polissorbato, como o polissorbato 40 ou o polissorbato 80. Quanto maior o número, maior a quantidade de partes de óxido de etileno com as quais ele foi tratado. Pessoas que fazem seus próprios produtos de beleza comumente usam o polissorbato 20 como agente emulsificador. No entanto, é possível criar produtos cremosos e densos utilizando outros componentes emulsificantes.

Álcool

Álcool é frequentemente utilizado como uma alternativa para o polissorbato 20. Ele funciona como agente emulsificante, impedindo que a água e os óleos essenciais fiquem separados, e é tipicamente encontrado em sprays para roupas e para ambientes. No entanto, o álcool deve ser manuseado com precaução, considerando que ele pode retirar a umidade da pele e irritar pulmões e olhos. Além disso, é necessária uma grande quantidade de álcool para que ele funcione adequadamente como agente emulsificante.

Óleos

Alguns óleos, como o óleo de coco e o de mamona, podem servir como substituintes para o polissorbato 20, devido às suas propriedades emulsificantes. É possível comprar óleo de mamona em farmácias e em lojas de alimentos naturais. Ele é muito utilizado em óleos para banho, mas raramente está presente em cosméticos, uma vez que dá ao produto um tom levemente avermelhado. O óleo de coco é uma alternativa segura e inteiramente natural para o polissorbato. Além de permitir que os óleos e a água se misturem, ele possui um aroma agradável.

Bórax e cera de abelha

Bórax é um mineral alcalino natural. Ele também é conhecido como borato de sódio e, quando combinado com cera de abelha, funciona como um substituinte natural para o polissorbato 20. A combinação entre bórax e cera de abelha cria atrito, resultando na emulsificação. A cera de abelha também é útil para engrossar cosméticos, além de funcionar como antisséptico, curativo e amaciante. No entanto, você deve tomar cuidado ao escolher essa combinação como uma alternativa para o polissorbato 20. Em alguns casos, a cera de abelha pode entupir os poros.

Lecitina

Lecitina é outra alternativa para o polissorbato 20. Além de, geralmente, não ser responsável por mais de 3% de um composto, ela engrossa e dá corpulência aos produtos de beleza. Podem ser necessárias algumas tentativas antes de conseguir encontrar a proporção perfeita de lecitina em seus cosméticos. A lecitina é derivada de grãos de soja e milho ou de gema de ovo. Ela também é utilizada em associação com cera de abelha e bórax, funcionando como emulsificante.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível