×
Loading ...

Como fazer pontas de flecha em pedra

Atualizado em 02 junho, 2017

Ferramentas de pedra evoluíram muito desde as primeiras, utilizadas para cortar carcaças na África, há 2,5 milhões de anos. Apesar dos métodos terem evoluído junto com o homem, tornando-se cada vez mais sofisticados, uma coisa raramente mudou: o material. Pedras lascadas, como obsidiana, quartzo e sílex, eram usadas por americanos nativos para fazer as pontas das flechas usadas para caçar e pescar até aproximadamente 200 anos atrás. Elas ainda são feitas para propósitos artesanais e ocasionais aficionados por sobrevivência selvagem, atualmente. As pedras usadas por nossos ancestrais ainda são úteis nos tempos modernos: na verdade, uma ponta de obsidiana é tão afiada que é usada ocasionalmente por cirurgiões, no lugar de bisturis manufaturados de aço.

Instruções

Uma amostra de pontas de flechas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Decida qual formato você gostaria que a ponta da flecha tivesse. Existem aproximadamente dez tipos diferentes, mas remetem às três formas principais: com haste, sem haste e entalhada. Você pode escolher um tipo baseado naquilo que pretende da flecha -- por exemplo, se estiver fazendo a ponta para uma lança, uma ponta com haste ou entalhada será mais fácil de fixar.

    Loading...
  2. Encontre ou compre um pouco de sílex, quartzo ou obsidiana. Tradicionalmente, as pontas terão entre 35 mm e 100 mm de comprimento e são feitas de uma lasca de um pedaço principal da rocha, então escolha um "núcleo" de sílex, quartzo ou obsidiana que tenha mais de 100 mm². Todas as rochas citadas são fáceis de encontrar em muitas partes do mundo e têm sido usadas para fazer ferramentas, desde a idade da pedra. Obsidiana é uma pedra vulcânica, feita de lava endurecida, podendo assim ser encontrada em vulcões antigos ou ativos. Sílex e quartzo são fáceis de achar no meio-oeste norte-americano, com abundância particular em Illinois. Se estiver interessado em uma rocha específica não natural em sua área, procure em eskimo.com, que tem uma lista de fontes de rochas (veja as Referências).

  3. Coloque a pedra em uma rocha mais dura ou em uma superfície de madeira reta. Apoie a pedra na superfície e bata nela com uma ferramenta de pedra ou um martelo. Pedaços se lascarão e, quando você encontrar um do tamanho e da espessura desejados, utilize-a para fazer a ponta da flecha. Novamente, as pontas têm entre 35 mm e 100 mm de comprimento em média e de 8 mm até 20 mm de largura. Em relação à espessura, escolha a lasca mais fina possível, pois elas compõem as flechas mais leves e historicamente precisas.

  4. Use a ferramenta de pedra ou o martelo para cuidadosamente formar a ponta da flecha em um formato triangular rudimentar. Descanse a peça em uma superfície plana, respeitando o sentido em que a pedra se lasca, para impedir que ela se quebre muito facilmente.

  5. Continue a martelar com cuidado perto da ponta. Faça um formato mais uniforme, lascando pontas desiguais. Tirando essas lascas menores uma a uma, você cria uma ponta mais artesanal e ela será mais afiada. Tente criar uma ponta bem fina e afiada por toda a extensão da peça. Na arqueologia, as pontas das flechas são chamadas de "pontas projéteis". Esse nome foi escolhido porque as ferramentas eram afiadas, como uma "ponta".

Loading...

Dicas

  • Se estiver fazendo uma ponta entalhada, uma lima de metal é uma ferramenta útil para criar aquela indentação fina sem destruir a integridade da ponta da flecha. Serre gentilmente a base da peça, em diagonal ou paralela à base, dependendo do formato escolhido.

O que você precisa

  • Sílex, quartzo, obsidiana ou alguma outra pedra que se lasque facilmente quando atingida com um martelo ou outra pedra dura.

Recursos

Loading ...
Loading ...