Diferença entre periféricos de entrada e saída dos computadores

Os periféricos de entrada e saída são componentes de hardware dos computadores. Os de entrada são utilizados para colocar informações em um sistema, enquanto que os de saída transmitem os dados processados na máquina para os usuários.

Periféricos mais comuns

Os periféricos de entrada mais comuns são o teclado, mouse, scanner, webcam, microfone e joystick (controle de videogame). Os de saída normalmente são o monitor, alto-falantes e impressora.

Sequência

Em computação, os periféricos de entrada são usados antes dos de saída. As pessoas usam o mouse e o teclado para várias funções, como digitar ou acessar um vídeo na internet. Em resumo, o processador trabalha as informações, reproduzindo um vídeo com imagens em movimento na tela e emitindo o áudio daquilo a que a pessoa está assistindo pelas caixas de som ou fones de ouvido.

Forma

Os periféricos de entrada interagem fisicamente um com o outro por meio de ações dos usuários. Esses dispositivos têm botões, teclas, lentes ou outro componente responsável pela entrada de dados propriamente dita. Os periféricos de saída nunca se comunicam entre si, são geralmente maiores e normalmente têm uma tela ou um conjunto de alto-falantes para a saída de dados.

Tipos de periféricos de saída

A saída de dados pode ocorrer de duas formas. Quando um monitor mostra um documento aberto, este é chamado de "formato eletrônico", porque a imagem pode ser substituída ao fechar a janela. Quando uma impressora imprime o documento, este é chamado de "formato impresso", porque a informação impressa é permanente e não pode ser substituída.

Preço

Os periféricos de entrada geralmente são mais baratos que os de saída.

eHow Brasil
×