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Como fazer a posição de lótus na yoga

Atualizado em 17 abril, 2017

A yoga é uma forma de exercício própria para ajudar seus praticantes a ter mais controle sobre seu corpo e mente. É uma ótima forma de exercício para qualquer uma que procure mais clareza mental, força e flexibilidade. Há muitas posições diferentes para você tentar e a posição de lótus é uma delas. Se você quiser saber como fazer essa pose, siga os passos.

Instruções

  1. Sente no chão com as pernas retas à sua frente.

  2. Traga a perna direita em forma de um "berço", de modo que o pé fique no cotovelo do braço esquerdo e seu joelho fique no cotovelo do braço direito. Estique o tronco na direção do interior da sua perna direita, e balance para frente e para trás, entortanto o quanto puder para cada lado de maneira controlada, alongando não só o tronco mas também a articulação do quadril.

  3. Dobre a perna esquerda como faria se fosse sentar estilo pernas de índio, traga a perna direita, dobre o joelho direito para que a parte de trás da panturrilha fique em contato com a parte de dentro da coxa, e traga a perna direita novamente para sua frente. Agora, enfie o pé direito na parte da esquerda da virilha para que fique bem acomodado sobre ela. Seu pé direito deve fazer quase um ângulo de 90 graus com o chão, ao invés de descansar paralelamente ao chão.

  4. Levante sua perna direita levemente com uma mão e com a outra mão segure a parte de baixo da panturrilha esquerda, trazendo-a para fora e ao redor da sua perna direita para que fique agora por cima.

  5. Coloque o pé esquerdo na parte direita da sua virilha como fez com o pé direito do outro lado da virilha. Traga seus joelhos em direção um do outro para que fiquem o mais próximo possível um do outro.

  6. Empurre a virilha na direção do chão com as pontas dos pés e sente com o tronco alongado. Você pode descansar as mãos sobre os joelhos, com as palmas para cima.

Dicas

  • Lembre-se de manter uma boa postura das costas sempre que fizer qualquer posição de yoga, para que alcance o máximo de alongamento de cada postura.
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