É possível sentir os sabores apenas com a língua, sem o olfato?

Escrito por cindi pearce | Traduzido por carol matos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
É possível sentir os sabores apenas com a língua, sem o olfato?
Sim, o seu olfato é muito importante quando se trata do sentido do paladar (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A língua é coberta por papilas, uma camada de saliências que contém os botões gustativos. Existem cerca de dez mil botões gustativos, mas alguns deles são perdidos com o envelhecimento. Para os jovens, um determinado alimento terá um sabor mais forte do que para os idosos, que possuem apenas cinco mil botões gustativos. Esses botões gustativos possibilitam a detecção dos sabores salgado, amargo, azedo e doce. O olfato também desempenha um papel primordial no sentido do paladar.

Outras pessoas estão lendo

O olfato reconhece

O olfato ajuda a sentirmos o sabor da comida. Por isso, muitos de nós cheira a comida, antes de levá-la à boca. O olfato continua a realizar a sua função à medida que se mastiga e engole o alimento. Esse sentido é responsável por cerca de oitenta por cento do sabor de qualquer alimento degustado.

Função do olfato

Sem o olfato, o ser humano só seria capaz de sentir os sabores azedo, salgado, doce e amargo, além de um recém - descoberto, o umami. Qualquer outro sabor que você sinta vem do olfato. Portanto, se você estiver com o nariz entupido, a comida não vai ter um gosto bom porque vai parecer papelão.

Mecanismo químico-sensorial

A razão pela qual o olfato é essencial para o paladar, juntamente com os olhos, a garganta e a boca, é o sentido químico comum ou mecanismo químico-sensorial que envolve milhares de terminações nervosas sobre as superfícies úmidas do nariz, boca, olhos e garganta. Esse mecanismo permite que se distingam as sensações de queimação, frio, calor, frescor, irritação e textura.

Distúrbios do paladar

As pessoas que apresentam algum distúrbio do paladar, com frequência, também têm algum problema com o olfato. Ao mastigarmos, os aromas ativam os sentidos do olfato. Isso acontece no canal que liga a cavidade nasal à porção mais alta da garganta. Se esse canal não estiver funcionando adequadamente, ou estiver bloqueado, os odores podem não conseguir chegar às células sensoriais dentro do nariz.

Saliva

Para sentir os sabores, você deve ter saliva, que dissolve o alimento. Quando os produtos químicos (alimentos) são dissolvidos, os receptores de sabor dos botões gustativos detectam-nos. Se não houver saliva, não há como saborear coisa alguma, conforme a Faculty.washington.edu.

Faminto!

O sentido do olfato está associado ao peso corporal, de acordo com Chemical Senses, Oxford Journal, 2010. Ao testarem um grupo de pessoas, determinou-se que a fome acentua o sentido do olfato, mas somente em relação a odores que não sejam de comida. Por ironia, aqueles no estudo que tinham comido recentemente tiveram o sentido de olfato mais acentuado, em relação à comida, do que aqueles que estavam com fome. O estudo também determinou que os participantes com sobrepeso e um alto índice de massa corporal (IMC) tinham um sentido mais enfraquecido do olfato, mas somente para odores neutros. O sentido do olfato para os participantes com sobrepeso era mais acentuado para comida do que aqueles com um baixo IMC.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível