O que eu posso fazer se me cachorro late para qualquer coisa?

Escrito por carol strider | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que eu posso fazer se me cachorro late para qualquer coisa?
Alguns cachorros latem, outros uivam (Comstock/Comstock/Getty Images)

Latir é uma parte normal, e irritante, dos padrões de comunicação da maioria dos cães. Eles se comunicam usando suas caudas, postura corporal e voz. Os cachorros latem para alertar os proprietários sobre situações alteradas, como a chegada de um convidado ou a necessidade de alimentos. Os cães que latem em cada pequena coisa estão comunicando alarme, excitação ou frustração. Muitos cachorros naturalmente superam as tendências de latido à medida que envelhecem, mas um animal que late excessivamente muitas vezes requer um treinamento para modificar o comportamento.

Outras pessoas estão lendo

Causas do latido

Algumas raças de cães são mais propensas a latir do que outras. Terriers, por exemplo, latem mais de que Greyhounds. O latido é desencadeado por um estado de excitação. Alguns cães latem excessivamente por causa do confinamento inadequado, sons do ambiente, ansiedade pela separação, falta de exercício, etc. O temperamento individual também pode ser o culpado. O som de um cão latindo continuamente é um ruído perturbador e estressante para seres humanos, e deve ser corrigido.

Lidando com as causas

A maneira mais fácil de lidar com um cão que late por conta de uma causa suspeita é abordar e resolver a situação problemática. O confinamento inadequado é uma das razões mais comuns para o latido excessivo, e inclui ser amarrado em correntes restritas, como em uma linha curta, ficar um quintal sem abrigo do tempo, deixar um cão sozinho em uma sala trancada, ou deixá-lo passar um tempo excessivo na casinha. Aprender a conter seu cão corretamente pode ser um grande avanço no sentido de coibir o latido constante. Aumentar o exercício do cão também pode ajudar a aliviar um pouco da excitação expressada nos latidos.

Treinamento de modificação de comportamento

Há uma variedade de métodos de treinamento que incluem intervenções diretas e indiretas no latido. Uma intervenção direta é ensinar o cão uma palavra que vá sinalizar que ele deve parar de latir. Exemplos populares são "não" e "quieto". A palavra é dita em voz baixa e calma, pois gritar tende a encorajá-lo a latir ainda mais. Um reforço da palavra é essencial, seja com uma correção de coleira ou uma mão fechada suavemente no focinho do cão, repetindo a palavra escolhida. Dar ao cão outra coisa para fazer, como se sentar, muitas vezes ajuda. A melhor maneira de reforçar a ordem é recompensá-lo cada vez que você emitir a palavra e ele parar de latir. Recompensa, repetição e consistência no treino são essenciais.

Intervenções indiretas

Às vezes, um cão late em um local onde o dono não pode aplicar uma correção direta, como atrás de uma cerca ou em uma sala adjacente. Para essas ocasiões, o dono pode adotar técnicas indiretas, tais como a utilizar aparelhos de som de alta frequência ou mesmo sacudir uma lata cheia de moedas. Ruídos estranhos, muitas vezes, distraem os cães tempo suficiente para que o dono reforce a palavra de ordem. Ferramentas mais drásticas existem, como coleiras de choque ativadas com o latido ou um procedimento cirúrgico de remoção total ou parcial das cordas vocais do cão, mas eles são geralmente recomendados apenas como último recurso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível