Casa

Posso colocar comida quente na geladeira?

Escrito por alice moon | Traduzido por ágata erhart
Posso colocar comida quente na geladeira?

Um termômetro de alimentos é uma boa e valiosa ferramenta

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Os cozinheiros devem definitivamente colocar a comida na geladeira, porém, para fazer isso com segurança é necessário prestar atenção nos detalhes. A comida nunca deve esfriar na temperatura ambiente, pois isso permite o crescimento de bactérias nocivas e potencialmente fatais. Os alimentos mais comuns que causam doenças por ficarem fora da geladeira vão desde carnes, incluindo aves, peixes e ovos, passando por batatas e leite. Doenças causadas por alimentos que ficaram fora da geladeira podem afetar qualquer um, mas os mais novos, mais velhos e aqueles com um sistema imunológico fraco, assim como as grávidas, possuem mais chances de serem infectados.

Outras pessoas estão lendo

A zona de perigo

Como as bactérias que causam doenças crescem mais nas temperaturas entre 5 e 57 graus Celsius, a zona de perigo, os cozinheiros devem minimizar a quantidade de tempo que a comida fica entre essas temperaturas. Durante o processo de uma etapa de resfriamento da comida, os cozinheiros devem tentar fazer isso a menos de 5 graus, durante um espaço de tempo de 4 horas. Durante um processo de duas etapas, o resfriamento deve ser de 21 graus entre 2 horas e 5 graus entre 4 horas.

Na geladeira

Os cozinheiros devem prestar atenção para que as geladeiras estejam programadas em uma temperatura de 3 graus para atingir 5 graus ou menos para itens alimentares, e colocar panelas de modo que elas tenham folga em torno de todos os lados, deixando o ar fluir, o que contribui para aumentar a velocidade de resfriamento das panelas e de seus conteúdos. A utilização de recipientes menores ou mais rasos pode ajudar. Os cozinheiros devem deixar todas as tampas fora das panelas ou recipientes até que a comida esteja completamente fria, já que as tampas e o ar preso dentro das panelas isolam o recipiente e a comida, retardando a liberação do calor.

Métodos de refrigeração alternativos

Um refrigerador, se disponível, faz com que a comida chegue mais facilmente a uma temperatura abaixo de 5 graus. O uso de uma bolsa térmica, uma ferramenta reutilizável que fica cheia de água, congelada e usada para resfriar pratos quentes internamente, pode ajudar no processo de resfriamento antes que a comida seja colocada no refrigerador.

Uma vez dentro

Os cozinheiros devem transferir grandes quantidades de comida quente para recipientes rasos antes de colocá-los no refrigerador e realizar isso agitando a comida frequentemente. A combinação de pequenas quantidades de alimentos, recipientes rasos e agitação ajuda a liberar o calor mais facilmente e elimina os bolsões de calor presos dentro da comida. Pedaços grandes de carne devem ser cortados em fatias menores. Os cozinheiros devem preparar pequenas quantidades de comida para eliminar a necessidade de resfriar e aquecer novamente os pratos. Os alimentos devem ser reaquecidos apenas se foram resfriados corretamente.

Ferramentas

Um termômetro de alimentos permite que o cozinheiro verifique a temperatura interna da comida para garantir que ela está esfriando rapidamente e seguramente. Esterilize o termômetro antes do uso e calibre adequadamente para uma leitura correta.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media