Como praticar meditação Zen

Escrito por ehow contributor | Traduzido por milene hermenegildo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como praticar meditação Zen
Pratique meditação Zen

Como praticar a meditação Zen. A meditação Zen, também conhecida como Zazen, tem sido praticada pelos budistas Zen por séculos, como uma maneira de esquecer de si mesmo e abrir a mente para a unidade do universo, atingindo a iluminação. Sua prática e influência se espalhou, e hoje muitos não-zen budistas usam a Zazen para conseguir tranquilidade e aliviar as tensões da vida diária.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Pequena almofada (conhecido como zafu)
  • Ambiente calmo

Lista completaMinimizar

Instruções

    Medite usando a técnica Zen

  1. 1

    Use roupas folgadas.

  2. 2

    Coloque sua almofada zafu no chão.

  3. 3

    Sente-se, permitindo que os seus joelhos toquem o chão. Há uma variedade de posições endossadas por praticantes do Zen que você pode aprender (ver abaixo em Recursos). Escolha qual é mais confortável para você, permitindo uma estabilidade corporal completa.

  4. 4

    Mantenha as costas retas. Isso é essencial, pois permite o máximo de funcionalidade de seu diafragma.

  5. 5

    Dobre suas mãos na posição "mudra cósmica" (ver abaixo em Recursos).

  6. 6

    Mantenha a boca fechada, e pressione sua língua suavemente contra o céu da boca. Isto irá reduzir a necessidade de engolir saliva.

  7. 7

    Respire profunda e ritmicamente.

  8. 8

    Centralize a gravidade do seu corpo em seu "hara", localizado 5 centímetros abaixo do seu umbigo.

  9. 9

    Balance seu corpo em arcos circulares, diminuindo a circunferência com cada passagem. Mantenha sua gravidade centrada em seu hara.

  10. 10

    Conte o número de vezes que você inspira e expira. Quando você chegar a 10, volte e comece do 1 de novo.

  11. 11

    Deixe que todos os pensamentos que vêm à sua mente sigam seu curso. Conforme o tempo passa, cada vez menos os pensamentos externos se intrometerão em sua meditação Zen.

  12. 12

    Pratique, pratique, pratique. Com o tempo, sua consciência vai se aprofundar e você vai começar a sentir os benefícios físicos e psicológicos do Zazen.

  13. 13

    Compre um livro introdutório simples sobre Zazen para saber mais (ver abaixo em Recursos).

Dicas & Advertências

  • Músicas especialmente compostas para meditação podem ajudar os praticantes na sua capacidade de concentração (ver abaixo em Recursos).
  • É possível aprender meditação Zen sozinho, embora isso possa levar muito tempo e esforço. Os custos associados com a aprendizagem, no entanto, são mínimos.
  • A meditação Zen não deve ser usada como substituta para qualquer tratamento prescrito por um profissional da saúde. Embora os praticantes frequentemente relatem melhora na saúde física e mental, você deve consultar o seu médico antes de cessar quaisquer tratamentos médicos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível