×
Loading ...

Reduza o estresse matinal em 10 passos

Getty Images

Introdução

A manhã é um dos momentos mais importantes para determinar como será seu dia. É possível evitar o que popularmente conhecemos como começar com o pé esquerdo e ter um dia mais tranquilo e saudável. As horas de sono, a alimentação, o exercício físico e muito mais são alguns pontos para se ter em mente ao prever uma jornada de trabalho ou estudo sem estresse.

Getty Images

Horas de sono

Não há forma humanamente possível de ter um bom dia se à noite você não pôde descansar. Segundo especialistas, a norma para os adultos é dormir entre oito e oito horas e meia por noite. O importante é que essas horas de descanso sejam contínuas, pois o corpo necessita dessa sequência para que o sono seja eficaz. O descumprimento dessa rotina de descanso é uma das preocupações da saúde pública dos países desenvolvidos, onde as estatísticas mostram que essa recomendação é seguida cada vez menos.

Getty Images

Alimentação

O cortisol é considerado o hormônio responsável pelo estresse. Para manter os níveis adequados dessa substância química no organismo, uma das chaves é uma dieta saudável. Oferecer ao corpo os nutrientes necessários pode ajudar bastante. O que se recomenda é um cardápio que inclua proteínas, carboidratos complexos, ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais. Leite, ovos e cereais aparecem entre os alimentos mais indicados. Ao mesmo tempo, são desaconselhadas bebidas como café e refrigerante de cola e adoçantes que contenham aspartame, pois estimulam a produção de cortisol.

Getty Images

Exercício físico

Os exercícios físicos como parte da rotina diária ajudam a evitar o infame estresse matinal. Esportes ou práticas diferentes como a ioga, o tai chi chuan, a meditação e até as variadas técnicas de respiração colaboram para que o começo do dia seja mais tranquilo. Atuamente, um grande percentual da população pratica a corrida, a patinação ou realiza algum exercício antes de começar a jornada de trabalho ou de realizar as tarefas diárias. Essas atividades ajudam a diminuir a tensão, além de gerar benefícios físicos que refletem nos diferentes aspectos do cotidiano.

Getty Images

Dedicar-se ao menos 15 minutos

A especialista adjunta do Centro de Capacitação e Qualidade do Instituto Mexicano de Segurança Social, Selene Zepeda Vidrio, recomenda que cada pessoa dedique a si mesma ao menos 15 minutos diários. Seja para relaxar ou se divertir, esse momento pode prevenir muitos males, tanto físicos como emocionais. Zepeda Vidrio cita entre esses problemas a "gastrite, colite e enfermidades gastrointestinais como úlcera gástrica, cefaleia e, a nível emocional, insônia, irritabilidade e perda ou aumento do apetite".

Getty Images

Música

Com ou sem um profissional ao lado, é aconselhável começar o dia de mãos dadas com a música. Os sons podem promover o relaxamento e o pensamento positivo. Quando a atividade se dá dentro de um âmbito profissional se chama musicoterapia e se define como "a utilização da música e seus elementos musicais (som, ritmo, melodia e harmonia) realizada por um musicoterapeuta qualificado, com um paciente individual ou um grupo". Trata-se de "um processo criado para facilitar e promover a comunicação, as relações, o aprendizado, o movimento, a expressão, a organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, para assim satisfazer as necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas".

Getty Images

Caminhar por lugares agradáveis

O começo do dia pode ser a parte mais difícil da sua jornada. Cansaço, pessimismo pelo que virá adiante, um pouco de ansiedade e outras questões influenciam as primeiras horas da manhã. Enfrentar a situação com firmeza e otimismo pode ajudar a tornar o restante do dia mais fácil. Uma das formas de conseguir isso é escolhendo o melhor caminho para chegar ao seu destino. Seja indo trabalhar ou estudar, ou qualquer que seja a atividade que espera por você, tomar um caminho agradável até lá, com uma paisagem bonita, torna tudo mais fácil. Quando o contexto melhora, o mesmo acontece no interior das pessoas.

Getty Images

Falar sobre as situações incômodas

Não é verdade que ao calar-se, certas situações ou problemas deixem de existir. Na verdade, especialistas concordam que aquilo que se oculta pelo silêncio pode se transformar em mais problemas ainda. Por isso, para evitar o estresse causado pela repressão, pode ser mais conveniente verbalizar o que causa desconforto. Falar com alguém, por mínima que seja a conversa, pode colaborar para que o resto do dia seja mais leve. Uma vez que o problema deixa a intimidade da consciência, ele começa a ser solucionado.

Andy Reynolds/Digital Vision/Getty Images

Evitar as soluções mágicas

Fugir dos problemas costuma ser uma saída fácil e comum para muitas pessoas. Buscar soluções mágicas onde tudo fica a cargo da sorte não parece apropriado para continuar um dia normal. Enfrentar os acontecimentos e trabalhar na resolução dos problemas é o primeiro passo. Do contrário, ao esperar pelo milagre, pela desejada intervenção divina e celestial, o mais provável é que o conflito se estenda e o estresse alcance não apenas suas manhãs como também todos seus dias.

Getty Images

Aprofundar a confiança em si mesmo

Se há algum sentimento capaz de abrir as portas mais inesperadas é a confiança. Não qualquer confiança nem aquela depositada em terceiros, mas a mais importante de todas, aquela dirigida a si mesmo. Pode ser que com ela você não conquiste tudo, mas sem dúvidas, sem ela você seguramente não alcançará nada. Todas as manhãs, as contas pendentes, os planos e as obrigações atormentam milhares de mentes. Ter a convicção de poder resolver os problemas, de estar capacitado para ter sucesso é uma boa maneira de encará-los.

Getty Images

Evitar realizar atividades desagradáveis

Para corresponder às expectativas, para agradar os outros, para não entrar em conflito, para obedecer, muitas vezes as pessoas se sobrecarregam com atividades que não apenas não lhes interessam, senão que se tornam desagradáveis. Existem ocasiões em que as obrigações são inevitáveis, como as relacionadas ao trabalho. Entretanto, existem muitas outras que se podem evitar e sem as quais as manhãs poderiam ser muito melhores. Convencer-se a ignorar as demandas dos outros é um bom passo para que todos os dias você esteja menos estressado e sofra menos pressão.