Como preparar um escopo de trabalho

Escrito por emily beach | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como preparar um escopo de trabalho
A indústria da construção depende de um documento de escopo de trabalho (Hard working construction worker at a construction scene. image by Andy Dean from Fotolia.com)

Na indústria da construção, um escopo de trabalho é uma lista de todas as tarefas que estão incluídas no contrato de uma empresa específica. Por exemplo, um escopo de trabalho para um empreiteiro que instala portas irá listar todos os tipos de portas, esquadrias e ferragens que o empreiteiro deve fornecer, bem como as condições de instalação, de entrega e as outras condições gerais do trabalho. Um escopo de trabalho é preparado por empreiteiros em geral, e é usado tanto para o processo de licitação como no momento da elaboração dos contratos. Embora seja preciso um pouco de conhecimento básico em construção para criar um escopo conciso, a tarefa por si só não é muito difícil para um gerente ou assistente de projeto mediano.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Examine os desenhos para o projeto, bem como o livro especificações. A única maneira de preparar um escopo de trabalho preciso é conhecer exatamente quais tarefas estão envolvidas no projeto. Faça anotações sobre os itens incomuns, os quais você acredita que os subcontratados possam ter esquecido.

  2. 2

    Encontre um modelo adequado para o seu escopo. Se a sua empresa não tiver um modelo próprio, use um documento de processamento de textos simples para criar um. Inclua o nome da sua empresa e da empresa para a qual o escopo está sendo emitido, bem como o nome e a data do projeto. Então, você pode listar individualmente cada item do escopo em uma lista numerada.

  3. 3

    Crie um escopo geral que seja aplicável a todos os tipos de negócios. Em um trabalho de construção, existem determinadas tarefas que cada subcontratado deve concluir. Elas podem incluir as atividades de limpeza, questões de segurança, reuniões de projeto, relatórios de salários, cronogramas ou autorizações. Todos os itens que são específicos para o trabalho, ou que sejam críticos para o sucesso do projeto, devem ser listados no escopo geral do trabalho. À medida que você elabora escopos para uma determinada empresa, o escopo geral deve ser incluído como uma seção à parte.

  4. 4

    Prepare um escopo para cada tipo de negócio. No exemplo de instalação de portas e ferrangens, você deve incluir todas as tarefas que o empreiteiro deve realizar. Isso inclui o fornecimento e a instalação de todas as esquadrias de metais, das portas de madeira e das ferragens.

  5. 5

    Procure por áreas que são potencialmente coincidentes para os dois empreiteiros, e certifique-se de esclarecer no escopo quem é responsável por qual tarefa. No caso de instalação de portas e ferragens, por exemplo, as entradas de alumínio talvez sejam fornecidas por um empreiteiro de instalação de fachadas. Se isso acontecer, especifique em cada escopo qual empreiteiro fornecerá as ferragens para as entradas de alumínio. Outra possível coincidência nesta categoria pode ocorrer para fechaduras e ferragens para armários e móveis. Esclareça com ambos os negociantes quem será responsável por fornecer esta ferragem.

  6. 6

    Inclua as tarefas que não estão relacionadas à construção, que sejam específicas para um negócio. Para empreiteiros elétricos e mecânicos, por exemplo, você poderá incluir as licenças aplicáveis ​​a ambos, e também poderá adicionar um item de escopo, especificando que cada um é responsável por coordenar o seu trabalho com o outro.

  7. 7

    Analise o escopo com cada empreiteiro, para garantir que todos os itens sejam compreendidos, e que eles estejam de acordo. Isso geralmente é feito em uma reunião para avaliação do escopo, que é realizada antes que um contrato formal seja concedido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível