Mais
×

Como preparar palmito

Palmito nada mais é do que o alimento obtido do interior da palmeira. Como parte integrante do miolo do caule da planta, toda extração de palmito consequentemente mata a palmeira. Atualmente, entretanto, extrair palmito da pupunha ou da planta do açaí contribui para evitar a extinção do palmiteiro tradicional. Depois de extraído, o palmito deve ser conservado em salmoura. O armazenamento correto do palmito é muito importante para a nossa saúde. O botulismo é uma infecção bacteriana grave usualmente transmitida pelo consumo de alimentos conservados de forma precária. Por isso, ao preparar o palmito, tenha especial atenção na hora de conservá-lo adequadamente.

Instruções

O armazenamento correto do palmito é muito importante para a nossa saúde (diogoppr/iStock/Getty Images)
  1. Estamos acostumados com o palmito vendido em latas e vidros. Mas a verdade é que o palmito fresco possui um sabor diferente e natural (sem conservantes). O primeiro passo para preparar o tradicional palmito é extraí-lo do caule do palmiteiro, da pupunha ou mesmo da planta do açaí. Com uma faca afiada, corte a parte de fora do caule de ponta a ponta. Então, extraia todo o palmito.

  2. Assim que o palmito for retirado, coloque-o em uma vasilha com salmoura (solução de água com sal). Não demore muito, senão o palmito fica preto em contato com o ar.

  3. Para armazenar o palmito, a melhor opção é mantê-lo in natura em conserva. Isso fará com que o alimento dure até três semanas na geladeira. Coloque um litro de água na panela e adicione o limão e o sal a gosto. Então, adicione o palmito e ligue no fogo médio.

  4. Quando a água começar a ferver, verifique a consistência do palito com um garfo. Desligue o fogo quando ele estiver macio.

  5. Deixe a água esfriar. Quando isso acontecer, utilize a mesma água para guardar o palmito em um pote de vidro e feche bem.

  6. Conserve na geladeira. O palmito é um alimento presente nas mais diversas receitas, que vão desde as tradicionais saladas até as deliciosas tortas de palmito. Bom apetite!

Dicas

  • A pupunha tem um diferencial importante da palmeira tradicional. Enquanto a palmeira morre depois da extração do palmito, a pupunha ainda possui capacidade de se regenerar e brotar de novo. Essa é uma opção sustentável para o consumo de palmitos.

Aviso

  • O palmito não pode nunca ser colocado no chão e nem entrar em contato com a luz do sol depois de extraído do caule.
  • Se for comprar palmito industrializado, observe no rótulo a espécie de palmeira da qual ele foi extraído e o número de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
  • Na hora de consumir o palmito em conserva, ferva-o por 15 minutos antes do consumo, para eliminar todas as bactérias.

O que você precisa

  • Caule da palmiteira tradicional (ou pupunha ou açaí)
  • 1 l de água
  • 500 g de palmito extraído da planta
  • Limão a gosto
  • Sal a gosto
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article