Problemas de barulhos vindos da geladeira e do freezer

Escrito por misty faucheux | Traduzido por david henrique pires ferraz
Problemas de barulhos vindos da geladeira e do freezer
Encontre a fonte de barulhos incomuns em sua geladeira ou freezer e conserte-a (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Sua geladeira e freezer normalmente fazem algum barulho quando estão funcionando. Alguns sons, no entanto, indicam algum problema com o aparelho. Localize o barulho e resolva os problemas do componente causando-o. Economize dinheiro em taxas de manutenção caras consertando o refrigerador você mesmo, sem precisar contatar o fabricante nem um técnico. Sempre desligue o aparelho da tomada para não levar um choque.

Barulhos e vibração normais

Exemplos de barulhos normais que sua geladeira faz incluem um estalo quando o metal se expande ou um zumbido quando a válvula de água se abre. Você também pode ouvir um gorgolejar (refrigerante ou ciclo de descongelamento), um som de rachadura (gelo caindo da forma) e pulsação (compressor ou ventoinha). O barulho de água corrente é comum ao fim de ciclos de descongelamento. Se seu aparelho está vibrando, é porque ele não está nivelado. Puxe a geladeira e veja se o chão está fraco. Estabilize-o, ou coloque calços na parte mais baixa do piso para nivelá-lo.

Parte de trás da geladeira

Um som na parte de trás da geladeira/freezer geralmente indica um problema no compressor, no cronômetro de descongelamento ou na ventoinha do condensador. Esta pode fazer um barulho estridente ou um ronco se estiver suja. Use uma escova macia para limpar as lâminas. Se a ventoinha não estiver suja, ela está com defeito e será preciso comprar uma nova. Se o compressor ou cronômetro estiverem fazendo muito barulho, é preciso trocá-los. Não é possível consertar nenhum dos dois componentes. Se o compressor estiver funcionando bem, examine o local de fixação do mesmo, que são de borracha e ficam próximos dele. Se esses componentes estiverem quebradiços ou quebrados, é preciso trocá-los

Dentro do freezer

Se seu freezer estiver fazendo um barulho estridente ou um pequeno som que se repete em intervalos constantes, a ventoinha do condensador ou do evaporador é a causa. Abra a porta do freezer, e o barulho geralmente fica mais alto. A localização da ventoinha depende do modelo do seu freezer. Geralmente, ela fica localizada na parede traseira do congelador. A ventoinha pode perder lubrificação ou enferrujar com o tempo. Não é possível consertá-la. Deve-se comprar uma nova.

Fundo da geladeira

Um barulho no fundo da geladeira/freezer geralmente indica que há um problema com a bandeja de drenagem. Ela captura a água do freezer e geladeira após o ciclo de descongelamento. As conexões que seguram a bandeja com a geladeira podem se desgastar, fazendo com que a bandeja trema. Use fita adesiva e prenda a bandeja à base da unidade.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível