Problemas com roupas de linho

Escrito por martha mendenhall | Traduzido por thiago silva
Problemas com roupas de linho

Cuidados específicos deixam suas peças de linho em sua melhor forma

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Linho há tempos é o material escolhido para roupas em épocas quentes. Sua capacidade de "respirar" permite que o suor evapore rapidamente, mantendo o usuário confortável mesmo nas temperaturas mais altas. O material, porém, tem suas desvantagens, incluindo cuidados na hora de lavar e suas tendências a enrugar, encolher e esgarçar.

Outras pessoas estão lendo

Lavando peças de linho

Consulte sempre a etiqueta de uma peça para indicações do fabricante com relação a cuidados, a maioria das roupas de linho se utiliza de técnicas parecidas na hora da lavagem. Você terá que decidir se lavará as peças à mão ou na máquina. No caso de lavagem manual, seja cuidadoso, mas ao optar pela máquina, use o ciclo mais delicado possível. Se a peça for colorida, não use água quente para evitar desbotamentos. O uso de secadora também deve ser cauteloso, pois o material tende ao encolhimento. Seque as peças ao ar com o auxílio de cabides, se possível, ou na configuração mais fraca da secadora para não perder em tamanho ou forma.

Passar é um dever

O conselho número um para se passar roupas de linho é certificar-se de que a peça ainda está úmida quando se começa o processo, de forma que a roupa não seque até que você tenha terminado de passá-la. Vire-a do avesso para começar e assim que terminar desse lado, vire-a ao normal e passe o ferro de novo. Isso deixará o tecido brilhante. É válido usar spray de amido para deixar o tecido macio enquanto você passa o ferro.

Costurando com linho

O mais importante de se lembrar ao costurar com linho é que o tecido encolhe quando lavado e que, depois de cortado, ele pode esgarçar. Pré-lavagem antes de costurar garantirá que você não crie um vestido ou calças que depois de lavados, encolherão demais para serem usados. O esgarçamento, porém, pode ser mais complicado de se lidar, então preste atenção dobrada na hora do corte. Você pode usar vieses para o acabamento. Passe o ferro em todas as costuras quando terminar, para deixar a peça bonita e com aparência profissional.

Dicas para vestir sem enrugar

Uma forma de se livrar das rugas em sua peça de linho enquanto você a usa é secá-la no varal ao invés da máquina. Quando tudo mais der errado, aceite as rugas como parte das propriedades do tecido, por sua natureza casual. Você pode até criar seus próprios amassadinhos, para mostrar aos outros que você sabe que suas roupas então enrugadas e isso não é um problema.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media