Mais
×

Como procurar uma hérnia de hiato

Atualizada April 17, 2017

A hérnia de hiato ocorre quando o estômago fica preso no músculo do diafragma, fazendo com que o seu ácido entre no esôfago. De acordo com o site Mayo Clinc, a maioria das pequenas hérnias de hiato são indetectáveis. As grandes causam dor no peito, azia, náuseas e espasmos. Segundo o quiropraxista David Dahlman, você pode localizar essa hérnia para poder massageá-la manualmente, uma prática que tem ajudado muitas pessoas. O médico também pode fazer uma série de testes para procurar essa hérnia.

Instruções

As hérnias de hiato podem causar azia grave (heartburn image by Greg Carpenter from Fotolia.com)
  1. Mova as mãos ao longo da caixa torácica até ambas se encontrem no peito. A hérnia de hiato geralmente ocorre cerca de 2.5 cm abaixo desse ponto. O Dr. David Dahlman recomenda pressionar para cima, para dentro e depois para baixo por cerca de um minuto. Segundo ele o movimento para baixo deverá ajudar a puxar a parte superior do estômago para baixo, para a posição adequada.

    O músculo do diafragma fica abaixo dos pulmões e caixa torácica (x - ray image by Sandor Kacso from Fotolia.com)
  2. Tome bário para o esofagograma. O médico irá lhe dar bário líquido para engolir para poder realizar os exames de raio-x.

    O bário aparece em um raio-x do aparelho digestivo (thorax x-ray of the lungs image by JoLin from Fotolia.com)
  3. Faça uma endoscopia. O médico irá usar um escopo com uma luz e câmera para tirar fotos do aparelho digestivo e procurar a hérnia de hiato.

    O médico poderá usar um escopo para olhar dentro do seu aparelho digestivo (surgical instruments image by Oleg Ivanov from Fotolia.com)
  4. Faça um teste de manometria esofágica. Segundo o site Drugs, esse teste irá medir a pressão no estômago e esôfago.

    Coma pequenas refeições para evitar a azia (full image by nutech21 from Fotolia.com)
  5. Meça seu pH (o grau de acidez de uma solução). Um médico irá colocar uma sonda no seu esôfago e estômago para medir os níveis de acidez.

    Esse kit ajudará a medir os níveis de acidez no esôfago e estômago (Test Kit image by Cinneman from Fotolia.com)

Dicas

  • Pratique a técnica de massagem três vezes por dia, um minuto toda vez, por uma ou duas semanas.
  • O médico poderá lhe dar medicamentos para aliviar a azia. O Instituto Nacional de Saúde (NIH) relata que os medicamentos podem neutralizar o ácido do estômago, reduzir sua produção ou fortalecer o músculo do esfíncter esofágico para ajudar a prevenir o refluxo gastroesofágico.
  • De acordo com o NIH, ingerir refeições pequenas, perder peso e parar de fumar podem ajudar a reduzir o desconforto associado à hérnia de hiato. Tente não se curvar ou reclinar depois de comer.

Avisos

  • Segundo a Mayo Clinc, não há estudos que comprovem que a massagem poderá devolver o estômago para sua posição correta.
  • O quiroprático David Dahlman adverte que você poderá ficar dolorido nas primeiras vezes que receber a massagem.
  • Se a hérnia for grave, você poderá precisar de cirurgia. De acordo com o site Drugs, um médico poderá usar a cirurgia para deixar a parte presa do estômago menor ou fixar o estômago no abdômen. A fundoplicatura é uma cirurgia que enrola parte do estômago ao redor do esfíncter esofágico.

Coisas Necessárias

  • Orientação médica
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article