Produtos químicos: Símbolos de segurança explicados

Escrito por katharynb | Traduzido por juliana menezes
Produtos químicos: Símbolos de segurança explicados

Símbolo de segurança usado em produtos corrosivos

corrosive class 8 placard image by k9dg from Fotolia.com

As substâncias químicas fazem parte da nossa vida diária. É fácil determinar a segurança de substâncias comuns quando você entende o que o símbolo representa. O conhecimento desses símbolos é importante para o entendimento de quais produtos evitar e quais não são perigosos à nossa saúde.

Outras pessoas estão lendo

Classificação

A classificação-padrão de perigo químico nos Estados Unidos foi projetada para informar os bombeiros sobre os perigos em uma dada situação. O diamante da Agência Nacional de Proteção contra Incêndios (NFPA) é dividido em quatro diamantes menores: um vermelho para 'inflamáveis', no topo; um amarelo para 'reativos', do lado direito; um branco para 'informações especiais', na base; e um azul para 'saúde', do lado esquerdo. Os quadrados vermelho, amarelo e azul contêm números de 1 a 4; sendo 0 inofensivo e 4 o mais perigoso. O parte branca na base do diamante possui instruções especiais como, por exemplo, se os produtos químicos reagem com água ou se são agentes oxidantes.

Inflamáveis

corrosive class 8 placard image by k9dg from Fotolia.com

O mais comum dos diamantes químicos é o dos inflamáveis, que pode ser encontrado em objetos como tanques de combustível e tanques de propano. Quanto mais inflamável o conteúdo dos reservatórios conduzindo o diamante vermelho, mais alto o número na base do diamante. O número 0 indica que o produto não é considerado inflamável. O 2 indica que o conteúdo entra em combustão entre 37,78 e 93,33 graus Celsius. O 4 indica que a combustão pode ocorrer em temperatura ambiente e deve ser considerado muito inflamável.

Perigo biológico

corrosive class 8 placard image by k9dg from Fotolia.com

A empresa Dow desenvolveu o símbolo de perigo biológico em 1996 porque ainda não existia um símbolo universal que o representasse. Este símbolo indica que há potencial perigo biológico, como vírus e bactérias, presente. Existem quatro níveis de classificação para este perigo: o nível 1 é o menos perigoso, tem potencial para causar doenças brandas em humanos e animais; já o nível 4 alerta sobre bactérias e vírus fatais para seres humanos. O símbolo para perigo biológico pode ser encontrado tanto em recipientes para transporte de medicamentos como em instalações que lidam com perigos biológicos.

Venenos

corrosive class 8 placard image by k9dg from Fotolia.com

A caveira com ossos cruzados é provavelmente um dos mais famosos e universais símbolos de todos os tempos. Ele significa que produtos tóxicos ou venenosos estão presentes. A caveira com ossos cruzados pode ser usada em conjunto com outro símbolo de segurança, como o diamante da NFSA ou o símbolo de perigo biológico para melhor entendimento do tipo de toxina presente.

Radioativos

corrosive class 8 placard image by k9dg from Fotolia.com

O símbolo para materiais radioativos é chamado de trefoil (três folhas) e suas cores são preto e amarelo. O símbolo indica a presença de material radioativo. De acordo com a Comissão Americana de Regulamentação Nuclear (NRC), "material radioativo é definido como qualquer material que tem uma atividade específica maior a 0.002 microcuries (unidade radioativa) por grama". Esse símbolo não define a quantidade de material radioativo; indica que a substância tem uma concentração radioativa específica.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media