Como são produzidos os tênis da Nike?

Escrito por michelle kerns | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como são produzidos os tênis da Nike?
A marca é figurinha fácil nas quadras de basquete (Mike Stobe/Getty Images Sport/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Localização

Apesar de o quartel general da Nike estar localizado em Beaverton, Oregon, os calçados atléticos da marca destinados aos consumidores do mundo inteiro são produzido em centenas de fábricas ao redor do mundo, e nunca foram produzidos em fábricas nos EUA. Os maiores produtores de tênis Nike são fábricas localizadas na China, Vietnã e Indonésia. Outras dúzias de países também possuem fábricas da Nike, tais como Malásia, Paquistão, Índia e Tailândia.

A Nike não é proprietária dessas fábricas diretamente; em vez disso, eles contratam donos de fábricas para produzir os tênis usando os materiais e designs fornecidos pela Nike. A própria marca foca quase que exclusivamente na criação dos calçados e, depois que eles são produzidos pela fábrica, eles os anunciam e fazem o marketing da maneira mais atraente possível.

Como são produzidos os tênis da Nike?
"Just do it"

Materiais

A produção de calçados atléticos se divide na fabricação das três principais partes do tênis: a parte de cima, chamada superior, a parte do meio, que é a parte do tênis que acolchoa e protege o pé e a sola externa, ou, como a maioria dos consumidores a chamam, a sola. É nas variações de tipos de materiais usados para cada uma dessas três partes, bem como sua combinação, que faz a diferença entre tipos e marcas de tênis, incluindo os tênis da Nike.

A sola intermediária do tênis costuma ser feita de uma combinação de materiais como poliuretano, espuma Phylon, Phylite (uma mistura de Phylon e borracha) e EVA, um material flexível parecida com espuma.

A sola externa do tênis é formada por uma mistura de compostos de borracha sintética. Os tênis Nike são únicos entre os demais calçados atléticos devido a sua experimentação e processo de design, pois cada novo modelo de tênis pode levar até três anos. Porém, essa extensa pesquisa deu resultado para a Nike muitas vezes ao longo dos anos – a introdução do pioneiro sistema de acolchoamento no meio da sola, de início vendida nos tênis Nike Air, mudou o modo como todos os calçados atléticos são produzidos.

Como são produzidos os tênis da Nike?
Um tênis como este pode levar mais de três anos para ficar pronto

Polêmica

A Nike foi frequência criticada pelo uso de mão de obra do terceiro mundo e por suas práticas ambientais questionáveis na produção de seus calçados.

Muitos grupos que observam as condições de trabalho acusaram a Nike de ter permitido trabalho infantil, além de abuso e violações flagrantes das leis que regulamentam horas extras e salários nas fábricas que produzem seus tênis. Apesar de a marca não ser proprietária das fábricas e não ser diretamente responsável por sua mão de obra, uma maior fiscalização da exploração dos funcionários das fábricas forçou a empresa a se tornar mais pró-ativa no monitoramento das condições das fábricas. Isto incluiu a formação da Aliança Global Para Trabalhadores e Comunidades, um grupo dedicado a auxiliar na avaliação imparcial de condições de trabalho.

As maiores fábricas da Nike também atraíram críticas de ativistas pelo meio ambiente. A marca passou a fazer das preocupações ambientais uma parte muito grande de sua presença pública, promovendo ativamente a reciclagem com programas como sua campanha Reuse-A-Shoe.

Como são produzidos os tênis da Nike?
Uma marca polêmica

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível