Desvantagens da gestão da cadeia de suprimentos global

Escrito por shane thornton | Traduzido por allisson ester de paiva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Desvantagens da gestão da cadeia de suprimentos global
A gestão de cadeia de suprimentos global reduz custos, mas possui desvantagens (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

A gestão da cadeia de suprimentos global é uma ferramenta popular e efetiva, usada para melhorar os negócios de uma empresa. Ela começa com o suprimento de recursos e termina com a venda ou o consumo do produto. Apesar de muitas vantagens acompanharem essa técnica de gerenciamento, principalmente reduzindo os custos e aumentando a qualidade, existem algumas desvantagens, se a cadeia de suprimentos não estiver devidamente implementada e gerenciada pela empresa.

Outras pessoas estão lendo

Significado

A gestão da cadeia de suprimentos global inspeciona a compra e o fluxo de informações e os recursos dos fornecedores, juntamente com o valor interno adicionado das atividades de negócios e os canais de distribuição usados para fazer com que o produto chegue até os consumidores. Uma companhia pode usar fornecedores, instalações de produção, call centers e canais de distribuição pelo mundo, para fornecer um produto de qualidade final maior ao menor preço possível.

Desvantagens

A maior desvantagem da gestão da cadeia de suprimentos global é o grande investimento de tempo, dinheiro e de recursos necessários para implementá-la e inspecioná-la. A decisão de terceirizar a instalação de produção ou de call center reduz o custo de negócios para uma empresa usando esse modelo de gestão, mas a decisão de terceirizar ou não pode levar a uma repercussão entre os consumidores.

Investimento

O investimento de tempo e dinheiro começa com a formação da cadeia de suprimentos. A empresa deve compreender o ambiente de negócios e o mercado, incluindo a demanda e as necessidades dos consumidores, as opções de fornecimento e a competição. Isso requer pesquisa, como a execução de uma análise SWOT, que indica as fraquezas, os pontos fortes internos de uma empresa, as oportunidades e os segmentos no mercado. Uma empresa deve também comparar e negociar com fornecedores preços, consistência e qualidade. Uma vez que as peças-chave da cadeia de suprimentos forem escolhidas, um mapa do processo de toda a cadeia de suprimentos deve ser construído.

Repercussão

Terceirização para países estrangeiros para economia de dinheiro pode causar repercussão na mídia, dos clientes atuais e também dos futuros clientes. A vantagem na terceirização é devido ao trabalho mais barato em países estrangeiros. Muitas empresas são vistas negativamente quando a população acredita que a empresa está abusando do capital humano de outro país, por oferecer salários injustos ou condições de trabalho perigosas. Por exemplo, a Nike acabou na capa do The New York Times pelo uso de trabalho infantil e condições de trabalho insalubres, em sua fábrica de tênis no Vietnã. Além do mais, empresas em uma cadeia de suprimentos não são somente responsáveis por sua ética, mas também pela ética e pelas responsabilidades sociais de todas as empresas envolvidas na cadeia de suprimentos.

Outras desvantagens

Integrar a cadeia de suprimentos e escolher os fornecedores corretos é muito mais difícil do que se possa imaginar. Não somente as empresas devem considerar preço e qualidade, mas elas também devem ter certeza de que todas as organizações desejam cooperar para o benefício do grupo. Estilos de gerenciamento, alvos e objetivos devem ter uma adequação estratégica entre todas as empresas envolvidas. A força deve ser distribuída igualmente por toda a cadeia de suprimentos ou as empresas não se beneficiarão das vantagens de uma gestão de cadeia de suprimentos global.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível