Como um programa de analise SWOT funciona?

Escrito por carol luther | Traduzido por fernando prezotto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O acrônimo, SWOT, significa forças (do inglês, Strenghts), fraquezas (do inglês, Weaknesses), oportunidades (do inglês, Oportunities), e ameaças (do inglês, Threats). Uma analise SWOT é uma ferramenta que examina potencial pessoal, de negócios e não lucrativo de sucesso ou fracasso. Nos negócios, é uma parte essencial do planejamento estratégico. Para completar uma analise SWOT, você deve responder perguntas técnicas específicas sobre uma ideia, estratégia de negócios, projeto ou conhecimento pessoal, habilidades e capacidades. A analise SWOT estuda objetivamente condições existentes que podem afetar o sucesso em fatores internos, as forças e fraquezas de uma organização. Ela classifica fatores externos, fora do controle da organização, como oportunidades e ameaças. Examinar essas existentes e futuras forças dão à organização ou negócio informação vital para a tomada de decisões.

Outras pessoas estão lendo

Porque

Em um negócio, a análise SWOT é comumente uma atividade em grupo. É intimamente relacionada ao bombardeio de ideias, então, quanto mais pessoas você colocar, maiores são as possibilidades de serem identificadas. A análise SWOT em grupo funciona melhor graças à sinergia. A análise SWOT vai além de um simples estudo de viabilidade e fornece prós e contras detalhados que a organização ou negócio deve examinar através das quatro categorias que ela cobre.

Opções

A análise SWOT é fácil de completar, usando programas de produção do escritório, como um processador de textos. Para automatização do processo de análise, existem ferramentas de mapeamento mental e programas especializados disponíveis.

Propósito

Uma análise SWOT não lucrativa tenta alcançar os mesmos objetivos que um negócio SWOT. Membros da equipe e administradores podem usar a análise para coletivamente acessar o potencial da organização para alcançar sua missão. Completar uma análise SWOT revelará informações sobre a capacidade da organização de conduzir atividades com as quais esteja comprometida a fazer. Nesse sentido, organizações podem identificar falhas de habilidade ou recursos que podem afetar negativamente um resultado planejado. Além disso, a análise SWOT ajuda empresários e gerentes a fazer decisões claras e levar em conta fatores habilitadores e restringentes ao tomar decisões sobre iniciação de projetos, alocação de recursos, gerência de riscos e agendamento.

Interno

Existem vários fatores principais que uma organização ou negócio deve estudar para avaliar objetivamente suas forças. A primeira é: a atividade primária da organização sustenta sua missão? A segunda pergunta é: quais vantagens competitivas a organização possui que dá a ela maior potencial para alcançar o sucesso de organizações similares na mesma indústria? Revele as fraquezas organizacionais identificando fatores que reduzam produtividade, inserção no mercado, ou limites em atividades. A resposta pode ser equipe ou recursos financeiros insuficientes, ou falta de visibilidade.

Externo

A análise SWOT para uma organização deve estudar fatores externos que podem levar a oportunidades, incluindo tendências econômicas, políticas e sociais na indústria da organização que podem afetar o crescimento futuro do mercado, ou uma necessidade de redefinir a missão básica da organização. Fatores externos que amaçam a organização, negócio ou projeto proposto podem incluir competidores, assuntos legais ou mudanças do mercado, como o envelhecimento do público alvo.

Ferramentas

Vários sites da internet confiáveis tem ferramentas e modelos que tornam a seleção de perguntas mais fácil para cada categoria da análise SWOT. Visite "Businessballs" para escolher um modelo no Word ou em PDF que possa ser usado para ver a lista de perguntas que serão mais apropriadas para avaliar os pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças de seu negócio ou organização. Escolha as questões que se encaixem à sua indústria ou missão. Responda-as para armar seu negócio ou equipe com bastante informação para tomada de decisões estratégicas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível